Liga Acadêmica realiza avaliação oftalmológica em meninas carentes
Nessa sexta-feira (1), alunos da Liga Acadêmica de Oftalmologia do curso de Medicina da UFPel realizarão uma avaliação da saúde dos olhos de crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ação ocorrerá no Instituto Nossa Senhora da Conceição, em Pelotas, e atenderá meninas de 6 a 12 anos ligadas à instituição.
O projeto “Avaliação de Acuidade Visual”, realizado pela Liga, tem como objetivo fazer um diagnóstico preliminar dessas crianças para identificar quais delas necessitam de uma consulta oftalmológica com um médico especializado. A ideia do grupo é trabalhar em instituições beneficentes de assistência social da cidade.
Segundo o diretor da Faculdade de Medicina (FaMed), Marcelo Capilheira, quando se soube da necessidade do Instituto Nossa Senhora da Conceição, os estudantes viram a possibilidade de implantação do projeto. No entanto, o programa pode se estender para outras instituições beneficentes no futuro: “Resolvemos aplicar o projeto nessa instituição, mas é possível avançar para outras,” explicou Capilheira.
As crianças que forem selecionadas no projeto serão encaminhadas ao Ambulatório de Oftalmologia da FaMed para uma avaliação mais detalhada de sua saúde ocular.