À Meia-Noite Levarei Sua Alma é atração do Cineclube Zero Quatro
No próximo sábado (4), o Cineclube Zero Quatro exibe, como parte integrante da mostra Brasil 17, “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, longa-metragem de 1964 dirigido por José Mojica Marins. O filme introduziu ao cânone da cultura brasileira o antológico personagem Zé do Caixão, além de estabelecer Mojica como inspirador do movimento marginal que se desenvolveu no cinema nacional ao fim dos anos 60, por seu estilo de produção amador e consistente. Ele viria, posteriormente, a realizar mais de 20 longas, estabelecendo identidade e popularidade próprias.
Na obra, o cruel e sádico coveiro Zé do Caixão (José Mojica Marins), temido e odiado pelos moradores de uma cidadezinha do interior está obcecado em conseguir gerar o filho perfeito, aquele que possa dar continuidade ao seu sangue. A sua mulher não consegue engravidar e ele acredita que a namorada do seu melhor amigo é a mulher ideal que procura. Violada por Zé do Caixão, a moça quer cometer suicídio para regressar do mundo dos mortos e levar a alma daquele que a violentou.
As sessões se dão sempre aos sábados, às 16h, gratuitas e abertas à comunidade. A exibição ocorre no Cine UFPel, localizado na rua Álvaro Chaves, 447.