HE implanta Setor de Qualidade Hospitalar
Apresentado oficialmente nesta terça-feira (24), na reunião semanal da Governança, o Setor de Qualidade Hospitalar do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) teve suas atividades iniciadas no dia 9 de outubro, com a nomeação da assistente administrativa Gisele Betat de Freitas como chefia. Pioneiro nos hospitais universitários federais ligados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o setor será responsável pelo Plano Estratégico de Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade Hospitalar (PEISGQH) e está ligado diretamente à Superintendência no organograma do HE.
Tem objetivo de ser um órgão de apoio e assessoria às áreas e setores quanto a diretrizes, conceitos e ferramentas da Qualidade, considerada como parte integrante de qualquer atividade, por meio da melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão, assegurando a manutenção de programas de educação e aperfeiçoamento dos colaboradores.
O SGQH tem prazo de implantação de 24 meses e tem como resultado esperado tornar o HE em um hospital público de referência e modelo de gestão participativa, com reconhecimento pela assistência humanizada e de excelência em saúde, associada ao ensino, pesquisa e extensão de qualidade, aplicando os princípios do SUS e da gestão pública.
O modelo de gestão estará baseado em cinco pilares: Gestão por Diagnóstico de Processos – Mapeamento de Processos; Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar e Comitês de Qualidade como Rede de Multiplicadores; Sistema Interno de Documentação; Sistema de Avaliação – Auditoria Interna; e Indicadores Hospitalares – Gestão à Vista.
O planejamento do SGQH ainda está em andamento, porém nesta fase inicial foram identificados dez macroprocessos: administração; assistência/gestão do cuidado; saúde e segurança do paciente; saúde ocupacional e segurança do trabalhador; infraestrutura hospitalar; prevenção de riscos biológicos; farmácia hospitalar; acesso ao usuário; gestão de ensino; e rede de exames.
O sistema que será implantado em Pelotas será referência para toda Rede Ebserh. “No pouco tempo que o setor existe já foi feita muita coisa. Tivemos a sorte de sermos os pioneiros no país, pois estamos contando com apoio irrestrito da equipe da sede, o que auxilia muito na implantação. Já tínhamos alguns processos de qualidade no hospital que agora serão ampliados”, destacou a superintendente do HE, Vera Silveira.