Cineclube Zero Quatro exibe “Tocaia no Asfalto”
No próximo sábado (28), na mostra Brasil 17, o cineclube Zero Quatro, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), exibe “Tocaia no Asfalto”, longa-metragem de 1962 dirigido por Roberto Pires. Thriller político articulado sob uma atmosfera de cinema noir, o filme é uma das obras resultantes do Ciclo Baiano de Cinema, período entre 1959 e 1963 em que realizadores locais, impulsionados pelo primeiro longa-metragem de Pires (Redenção, 1959), realizaram coletivamente filmes que antecipariam as diretrizes do Cinema Novo.
No filme, Rufino, um matador de aluguel, é mandado para a Bahia, onde deve assassinar o Coronel Pinto Borges, a mando do Coronel Domingos. Na Bahia, Borges dá uma festa para lançar sua candidatura ao governo do Estado. Mas, além de estar marcado para morrer, ele agora também está sendo investigado pelos crimes que cometeu. A duração é de 101min.
As sessões do Cineclube Zero Quatro são sempre aos sábados, às 16h, gratuitas e abertas à comunidade em geral, com abertura a quinze minutos do início. A exibição é no Cine UFPel, que fica na rua Lobo da Costa, 447, junto à Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim.