TECSOL tem encontrão de agricultores na quinta (28)
O Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária (TECSOL), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), terá, nesta quinta-feira (28), mais uma atividade de assessoramento a agricultores. O TECSOL é formado por professores e alunos de diversas unidades acadêmicas com o objetivo de atender as demandas de grupos de pessoas urbanos e rurais que buscam na Universidade apoio técnico, científico e formativo para a consolidação de Empreendimentos Econômicos Solidários.
O projeto Transições Agroecológicas é uma das propostas do TECSOL que trabalha diretamente com o processo de transição para uma agricultura ecológica junto a agricultores familiares dos municípios de Pelotas, Canguçu e Morro Redondo. Nesse projeto, professores e bolsistas buscam construir um processo metodológico participativo de assessoramento aos agricultores.
Na reunião desta semana, que ocorre das 9h às 16h, uma atividade significativa ocorrerá dentro do âmbito do projeto. Na Estação Experimental da Cascata-Embrapa haverá um momento de diálogo de saberes entre mais de 20 famílias de agricultores do projeto, professores e alunos da UFPel e pesquisadores da Embrapa no sentido de construir coletivamente conhecimento nesse processo de transição.
O “Encontrão” – como é chamada a metodologia participativa -, explorará o tema da nutrição de plantas através da formulação, pelos próprios agricultores, do SuperMagro, que é um adubo natural produzido na propriedade, e uma roda de conversa em torno da técnica da compostagem laminar, procedimento de adubação orgânica em hortas, através da observação de unidades desenvolvidas na estação experimental.
O “Encontrão” é uma atividade planejada para atender os agricultores do projeto TECSOL, mas também está aberto à comunidade interessada nessas temáticas.