Cineclube Zero Quatro inaugura a mostra Diretoras Francesas
No próximo sábado (22), o Cineclube Zero Quatro, ligado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) inaugura a mostra Diretoras Francesas. Ao longo de quatro semanas, o espectador será convidado a explorar as perspectivas femininas provindas da França, o berço do cinema, através de grandes obras de algumas das maiores expoentes do cinema moderno. Trata-se de mulheres capazes não só de se inserir na cena cinematográfica como também de desafiar e revolucionar a linguagem.
Na sessão de abertura, o Zero Quatro exibirá “Cléo das 5 às 7”, longa-metragem de 1962 dirigido por Agnès Varda. O filme competiu pela Palma de Ouro no XV Festival de Cannes e venceu Melhor Filme pelo Sindicato de Críticos Franceses. Um dos grandes ícones da primeira fase da nouvelle vague, a obra trata com irreverência de questões existencialistas pela ótica feminista. À sessão acompanha o curta-metragem “Exploda Minha Cidade”, de Chantal Akerman.
O ciclo contará ainda com longas de Claire Denis, Catherine Breillat e Mia Hansen-Love, além de um curta de Marguerite Duras.
As exibições são no Cine UFPel (rua Lobo da Costa, 447), sempre aos sábados, às 15h30min, gratuitas e abertas à comunidade, com abertura a meia hora do início.
Sinopse
Cléo (Corinne Marchand) é uma cantora francesa que vive um momento de angústia, enquanto espera o resultado de um exame. O teste pode apontar se ela tem ou não um câncer de estômago. Sem saber o que fazer, Cléo perambula pela cidade de Paris. Ela passa uma hora e meia fazendo coisas banais, à procura de distração, até que conhece um soldado que está prestes a ir para a guerra na Argélia. DURAÇÃO: 89min.