Simpósio Internacional Música e Crítica prorroga inscrições de trabalhos
O Conservatório de Música de Pelotas, ligado ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realiza no mês de outubro o primeiro Simpósio Internacional Música e Crítica. O evento, que ocorrerá entre 23 e 25 daquele mês, trará uma lembrança sobre os 80 anos de falecimento do crítico musical Oscar Guanabarino. O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado até o dia 24 de julho.
Dentro de seu viés científico, o evento busca estimular a divulgação de resultados de pesquisas sobre Crítica Musical, bem como promover o intercâmbio com pesquisadores que a ela se dedicam. Para tal, ocorrerão quatro palestras, a cargo dos pesquisadores Teresa Cascudo, da Universidade de Rioja (Espanha), Paulo Ferreira de Castro, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Maria Alice Volpe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Jorge Coli, da Universidade Estadual de Campinas, além de cinco sessões de comunicações.
Já em seu viés artístico, o simpósio aliará a produção musical atual e o resgate de patrimônio cultural imaterial, organizando dois concertos. No primeiro, estão previstas as estreias absolutas, pelo Trio Arakime, de obras compostas especialmente para este Simpósio; no segundo, a encenação da Fantasia Melodramática em 2 atos “A Loucura de Pierrot”, do compositor rio-grandino Antenor de Oliveira Monteiro (1872-1948).
Submissão de trabalhos
O evento aceitará a submissão de trabalhos por parte de pesquisadores. O prazo para a realização da inscrição vai até o dia 24 de julho. Não há taxa para submissão.
Informações completas estão no site do evento.