Cine UFPel exibe documentário sobre Guimarães Rosa
Em sua segunda edição, a Sessão Abraccine promove a circulação e o debate do documentário “Outro Sertão”, de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela. Resultado de mais de dez anos de pesquisa sobre o turbulento período em que Guimarães Rosa viveu na Alemanha nazista, o filme, premiado no Festival de Brasília e Mostra de São Paulo, será exibido no Cine UFPel.
Com a aprovação da lei que derruba o veto a biografias não autorizadas, o filme agora tem sessões exclusivas promovidas pela Abraccine. A sessão em Pelotas é gratuita e ocorre nesta terça-feira (9), às 19h, na sala do Cine UFPel. As professoras Ivonete Pinto e Claudia Fonseca estarão presentes para um debate logo após a sessão.
O filme registra a relação de Guimarães Rosa com a cultura alemã desde sua infância, bem como sua atuação como diplomata em um momento crítico da história mundial. “Outro Sertão” procura detectar o papel exercido por Guimarães Rosa no consulado através de uma análise detalhada da correspondência diplomática do período e do relato de historiadores. Documentos da Gestapo mostram como as autoridades nazistas espionaram Guimarães Rosa, observando o “comportamento impróprio” do então vice-cônsul.
O filme apresenta a visão deste que foi o único escritor latino-americano a viver na Alemanha durante o nazismo. Imagens de época esboçam um cenário no qual Guimarães Rosa viveu, que se contrapunha à imagem positiva do país que o escritor iniciante mantinha desde a infância. E que levanta a questão: em que sentido a vivência neste “outro sertão” – árido e difícil – foi fundamental para a constituição da obra daquele que foi um dos maiores escritores brasileiros do século 20?
Saiba mais: Outro Sertao
Serviço
O que: Exibição do longa “Outro Sertão” seguido de debate
Dir.: Adriana Jacobsen e Soraia Vilela
(BRA, Doc, 2014, 1h13)
Sinopse: Outro Sertão é o resultado de mais de dez anos de pesquisa sobre o turbulento período em que Guimarães Rosa viveu na Alemanha nazista, onde ajudou dezenas de judeus a se refugiarem no Brasil. Traz material inédito, entre eles uma rara entrevista concedida por Rosa para a TV alemã.
Debate após a sessão
Quando: Dia 9 de maio (terça), às 19h
Onde: Cine UFPel (Lobo da Costa, 447)
Quanto: Sessão gratuita
Classificação Indicativa: 12 anos
Sobre as professoras convidadas para o debate
Cláudia Lorena Fonseca
Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, atua como pesquisadora em diversos temas relacionados à Literatura, entre eles a obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.
Ivonete Pinto
Professora adjunta no curso de Cinema e Audiovisual da UFPel, onde ministra a disciplina História e Teoria do Documentário; é editora da revista Teorema.