Início do conteúdo

Aproximação da Agricultura Familiar com instituições mostra resultados

dscf5918dscf5846O Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul do Rio Grande do Sul, que tem a participação da UFPel, está buscando aproximar este setor da agricultura familiar com instituições como as forças armadas e prefeituras. E os resultados já começam a aparecer. Unidades do Exército na região, como a 8 ª Brigada de Infantaria Motorizada, o 9ª Batalhão de Infantaria Motorizada e o 12º Regimento de Cavalaria Mecanizada, lançaram editais para a compra de alimentos de agricultores familiares. Um instrumento legal, o decreto 8.473 de 2015, diz que as instituições federais devem comprar, no mínimo, 30 por cento de seus alimentos da agricultura familiar.

dscf5954Um dos marcos da estratégia de aproximar o segmento de instituições públicas foi a reunião de outubro do Fórum, realizada na Embrapa Sede, que teve a presença de militares do Exército e de representantes de prefeituras da região. “O sucesso do modelo do trabalho realizado na UFPel desde 2013 foi apresentado no encontro”, lembrou o coordenador do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial (Nedet) da Universidade, professor Felipe Herrmann. O Núcleo é um projeto de extensão, com sede física na Agência da Lagoa Mirim (ALM), que trabalha com os agricultores familiares dentro do programa federal Território da Cidadania e atua no Fórum.

A UFPel vem abastecendo seus restaurantes universitários com produtos da agricultura familiar, muitos deles orgânicos, há quase quatro anos, comprando de cerca de 800 famílias da Zona Sul do Estado.

dsc_0001-2“São produtos de alta qualidade que têm preços menores dos encontrados no mercado”, ressalta Herrmann. Os produtos podem custar até 30 por cento menos. Atentas a estes fatores, e de posse das informações passadas no encontro do Fórum, inclusive sobre editais, as unidades do Exército na região estão licitando um compra inicial em torno de R$ 300 mil, valor que deverá crescer a partir de 2017. “A reunião de outubro do Fórum foi importante para dar o entendimento do que é a agricultura familiar”, considerou o coordenador do Nedet. Além do professor, atuam no Núcleo Daniele Peter, Patrícia Bierhals e Clerinson Mendes (foto).

O Fórum reúne mais de cem organizações, existe há mais de 21 anos e recebe de 80 a 100 agricultores em suas reuniões mensais.

Publicado em 11/11/2016, nas categorias Destaque, Notícias.