Dança recebe minicurso de professora da UFRGS

monica-dantasA professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Mônica Dantas estará em Pelotas, na próxima quinta (13) e sexta-feira (14), ministrando minicurso de Dança Moderna para os alunos do curso de licenciatura em Dança da UFPel.

O minicurso integra as atividades de Laboratório de Dança Moderna, componente curricular do curso, regido pela professora Carmen Anita Hoffmann. A atividade ocorrerá no Tablado, das 14h às 17h. O minicurso conta ainda, com o apoio do projeto Arte na Escola do Centro de Artes da UFPel.

A ministrante

Mônica é docente da UFRGS desde 1995, onde leciona nos cursos de Dança e Educação Física. É doutora em Estudos e Práticas Artísticas pela Universidade de Québec (Canadá), mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Coventry (Reino Unido). Escreveu o livro Dança, o enigma do movimento. Coordena o Projeto de Pesquisa “Construção de um mapa artístico, histórico e cultural da dança contemporânea no Rio Grande do Sul”.

Em 2009 recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna para a realização do projeto Dar carne à memória, que foi contemplado com os prêmios Açorianos de Dança de melhor produção, melhor coreografia e melhor espetáculo em 2010.

Bailarina com formação em dança moderna, estudou em Porto Alegre com CecyFranck, Eva Schul e Andrea Druck. Em 2008, participou da criação de BundaflorBundamor, como bailarina convidada da Eduardo Severino Companhia de Dança. Em 2012, com a mesma companhia, participa da criação de Tempostepegoquedelícia, que teve estreia mundial em abril do mesmo ano no FIDET – Festival Internacional de Artes Escênicas y Transdisciplina, em Santiago (Chile). Participou também, na mesma cidade, do Festival Escena Doméstica, com a performance Na cozinha com In_compatível.

Em 2013, integrou o Projeto Circulação em Dois Atos, da Eduardo Severino Cia. de Dança, ganhador do prêmio Funarte Petrobrás Klauss Vianna de Dança 2012. Em 2014, apresentou o Projeto Circulação em Dois Atos no Centro de Investigación Coreográfica (CICO) del Instituto Nacional de Bellas Artes, na Cidade do México.

Publicado em 11/10/2016, na categoria Notícias.