HE realiza, neste sábado (8), atividades para marcar o Dia Mundial de Cuidados Paliativos

cartazEm alusão ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, comemorado em 8 de outubro, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, filial Ebserh, irá promover atividades culturais e de lazer nas futuras instalações do Centro Regional de Cuidados Paliativos, localizado na antiga Laneira (Av. Duque de Caxias, 114), às 10h. O evento busca sensibilizar a comunidade de Pelotas para arrecadação de recursos em apoio aos projetos do Centro. Na ocasião, ainda haverá a apresentação voluntária do Teatro do Bebé, programado para às 15h.

O Hospital Escola é referência em Cuidados Paliativos através dos programas de Atenção Domiciliar PIDI (Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar) e Melhor em Casa, da Equipe de Consultoria em Cuidados Paliativos, e também é cenário de atuação da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Cuidados Paliativos da UFPel.

Neste ano o tema do Dia Mundial de Cuidados Paliativos é “Viver e morrer com dor, não precisa ser assim”. Milhões de pessoas sofrem de dor, algo que é evitável e que pode ser controlado com acesso adequado aos medicamentos corretos. A cada ano cerca de 18 milhões de pessoas morrem com dor e próximo de 75% da população mundial (5.5 bilhões) não tem acesso adequado à medicação controlada para alívio da dor. Falta de legislação, educação insuficiente dos trabalhadores da saúde sobre o tema e barreiras econômicas impedem pessoas de terem sua dor aliviada. O Hospital Escola acredita que não é necessário viver e morrer com dor, por esse motivo dia após dia é travada a batalha de prestar uma assistência de qualidade pela equipe multidisciplinar que tem como objetivo aumentar a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade de existência.

Publicado em 07/10/2016, na categoria Notícias.