Cine UFPel divulga a programação desta semana
Segunda-feira, 03/10 às 19h – The Black Cine
Longa: Sabotage: Maestro do Canão
Dir.: Ivan 13P
(Doc, 2015, 120min)
Sinopse: Falando de dentro do Canão, a ilha de pobreza encravada entre bairros de classe média de São Paulo onde cresceu, o rapper Sabotage abre sua mente neste documentário inédito, soltando o verbo espontâneo, sincero e profundo. Discute a infância, o ócio, a rua, a desigualdade, o descaso, a solidariedade, o passado e o futuro como uma antena que capta e emite realidade em todas as direções. Depoimentos de diversos músicos e pessoas ligadas a ele, demonstram a importância desse artista que misturou estilos e se tornou uma lenda após sua morte. (Debate após a sessão).
Mostra Semana da Diversidade
Quinta-feira, 06/10 às 19:30h
Curta: Nega Lú
Dir.: Coletivo Catarse e Nuances
(Doc, 2015, 15min)
Sinopse: Documentário da vida da Nega Lú. Personagem que agitou as décadas de 70, 80 e 90 em Porto Alegre.
Longa: São Paulo em Hi-Fi
Dir.: Lufe Steffen
(Doc, 2013, 100min)
Sinopse: Um resgate da memória da noite gay paulistana dos anos 60, 70 e 80, período considerado a ”Era de Ouro” das festas através de depoimentos de personagens que viveram o nascimento de clubes históricos como Medieval, Corintho e Homo Sapiens (HS) entre outros e também testemunharam a ditadura militar e o surgimento da AIDS.
Sexta-feira, 07/10 às 15h
Cineclube Cassiopeia – O Homem Que é Alto é Feliz?
Dir.: Michel Gondry
(Doc, 2013, 89min)
Sinopse: O documentário animado mostra uma série de entrevistas feitas com o filósofo, linguista e ativista Noam Chomsky. O tema central do filme é a teoria do surgimento da linguagem de Chomsky. A utilização de desenhos ajuda na compreensão de assuntos mais complexos, assim como na expensão da forma documental.
Sexta-feira, 07/10 às 19:30h – Mostra Semana da Diversidade
Curta: Um + Um
Dir.: Mauricio Vassali
(Fic, 2015, 4min)
Curta: De Que Lado Me Olhas
Dir.: Carolina de Azevedo e Elena Sassi
(Doc, 2014, 15min)
Sinopse: ”O que é não pede para ser, simplesmente é.” Neste documentário, sete pessoas oferecem suas perspectivas sobre uma realidade desconversada.
Longa: Mãe Só Há Uma
Dir.: Anna Muylaert
(Fic, 2016, 82min)
(Fic, 2016, 82min)
Sinopse: Baseado numa história real, ”Mãe Só Há Uma” é um drama familiar que retrata a vida conturbada de um adolescente de 16 anos, que vai viver com outra família ao descobrir que sua mãe o roubou na maternidade, sendo obrigado a deixar a família que o criou. Isso ocorre em um momento em que sua vida apresenta transformações. Inclusive no âmbito da sexualidade.
Sábado, 08/10 às 14h
Cineclube Zero4 – Últimas Conversas
Dir.: Eduardo Coutinho
(Doc, 2015, 87min)
Sinopse: No longa póstumo que o diretor não teve tempo de montar, ele conversa com jovens cariocas estudantes do ensino médio da rede pública sobre suas vidas e o que eles esperam do futuro.
Sábado, 08/10 às 16h – Mostra Semana da Diversidade
Curta: Viver de Mim
Dir.: Coletivo Lumika
(Doc, 2015, 26min)
Sinopse: Mulher. Sexo. Mulher e sexo. Sexo e mulher. Mulheres fazem sexo? Querem fazer sexo? Podem fazer sexo? Podem querer falar de sexo? ”Viver de Mim” é o retrato de 5 mulheres bem diferentes que moram em São Paulo e suas visões sobre ‘ser mulher’, sexo, orgasmo, relacionamentos e filhos.
Longa: Nós Duas Descendo a Escada
Dir.: Fabiano de Souza
(Fic, 2016, 107min)
Sinopse: Adri é uma jovem recém formada na faculdade de artes que divide seu tempo entre o único amigo, o emprego e a terapia. Quebrando a monotonia de sua vida, um dia ela conhece Mona, uma arquiteta bem relacionada e com dinheiro. Na escada de um prédio em Porto Alegre, nasce uma paixão de duas pessoas muito diferentes.
O Cine UFPel funciona na sala de cinema digital da UFPel, na rua Lobo da Costa, 447, na Agência da Lagoa Mirim.
Publicado em 03/10/2016, na categoria Notícias.