UFPel participa de escola de Computação Quântica em João Pessoa

20160824_102513(0)De 22 de agosto a 2 de setembro, um grupo de alunos dos cursos de Engenharia da Computação e de Ciência da Computação da UFPel participa da II Escola Avançada de Computação Quântica, em João Pessoa, Paraíba. A Universidade está representada no evento com dois alunos da pós-graduação em Computação, quatro de graduação e com a professora Tatiana Tavares, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec).

Segundo a professora, o objetivo desta escola é incentivar o estudo da computação quântica.  Para ela, é uma experiência nova que lhe possibilitará a construção um novo olhar sobre a computação. “É uma área desafiadora, mas para mim é uma forma de fomentar o interesse dos alunos e encontrar parcerias que possam render frutos para a UFPel”, relata.

A escola aborda aspectos fundamentais da física quântica e computação quântica por uma série diversificada de palestras. São 18 palestrantes do Brasil e do exterior e cerca de 250 alunos e professores de todo o país  participando deste evento que é especialmente destinado à formação de jovens investigadores, bem como para instigar a troca de conhecimento e colaboração entre cientistas experientes em suas respectivas áreas de atuação.

A professora também explica que a Universidade já tem pesquisadores declinados sobre este assunto e que esta escola trará uma boa contribuição para a manutenção destes estudos. “O quadro de palestras é bem diversificado, há tempos específicos para exercícios práticos, o que vai ajudar a compreender como trazer o conhecimento da computação quântica para o dia – a – dia”, explica Tatiana.

Publicado em 24/08/2016, na categoria Notícias.