Curso de Farmácia realiza Bingo do Uso Racional de Medicamentos

DSCN6014Na tarde desta terça-feira (10), o curso de Farmácia da UFPel realizou mais uma atividade alusiva à Semana do Uso Racional de Medicamentos. A ação envolveu 19 idosos do Lar Assistencial São Francisco de Assis no auditório da Extractus Manipulação e Cosméticos, farmácia conveniada à UFPel, e apresentou uma proposta lúdica para a conscientização dos usuários: o Bingo do Uso Racional de Medicamentos.

Para a realização do bingo, os alunos do curso organizaram perguntas e respostas sobre o uso racional de medicamentos e qualidade de vida. Foram confeccionadas cartelas com as imagens das respostas, acompanhadas de uma breve descrição, visando facilitar a compreensão por parte dos idosos. Só que em vez de números, eram perguntas que eram sorteadas, e as respostas de cada uma delas era explicada pelos próprios estudantes.

O momento de descontração trouxe aos idosos que estavam participando informações relevantes para o dia a dia, e também uma experiência importante para os alunos, que passam a se inserir no contexto desta realidade. A atividade foi orientada pelo professor Jose Mário Barichello, e conduzida pelos professores e coordenação do curso de Farmácia e a equipe da Extractus.

Logo depois do café servido no intervalo, uma nova rodada de bingo foi iniciada, retomando as perguntas realizadas na primeira rodada, fazendo com que os idosos respondessem juntamente com os alunos e assim memorizassem as orientações. E como em todo bingo, também foram distribuídos prêmios aos ganhadores. As idosas receberam uma hidratação facial, mãos e maquiagem, trabalhando dessa maneira a sua autoestima.

O Bingo é mais uma ação para alertar sobre os riscos da automedicação e para a importância o uso correto de medicamentos, associado à adoção de hábitos saudáveis com vistas à melhoria da qualidade de vida. Por isso, o slogan da ação era “O maior prêmio é a qualidade de vida”, que foi escolhido pelos próprios alunos através de uma enquete.

Finalizando as ações da Semana do Uso Racional de Medicamentos, nesta quarta (11) será realizada uma Roda de Conversas no Asilo de Mendigos de Pelotas, das 15h30min às 17h, onde mais de 90 idosos receberão orientações sobre o uso de medicamentos. A ação vai contar com a apresentação de músicos da Universidade, visando gerar um clima de alegria e descontração no ambiente.

Publicado em 11/05/2016, na categoria Notícias.