Nesta quarta (13) tem o Flauta & Poesia em Sarau

Cartaz sarauA Música e a Poesia invadem o Café Monjolo na próxima quarta-feira (13). A partir das 18 horas, alunos e professores dos cursos de Música do Centro de Artes da UFPel, junto a seus convidados e plateia, promovem a primeira edição do ‘Flauta & Poesia em Sarau’. A entrada é gratuita.

A proposta, além de pedagógica, também busca transcender as portas das salas de aula e da Universidade, quebrando os modelos tradicionais de recitais. Com o objetivo de aproximar os alunos e professores de música à comunidade e a outras formas de manifestação artística, se criou o projeto que une música e poesia, duas expressões que muito compartilham em termos de interpretação.

“A prática da leitura de textos, em especial a poesia, tem uma relação muito próxima à performance musical; em ambas formas de expressões artísticas é fundamental estabelecer uma fluência no discurso, uma métrica, um fraseado claro, expressivo, com inflexões e intenções bem definidas; além de articulações muito bem contornadas. Isto, unido a uma boa respiração e gestos corporais e musicais.”, explica Raul Costa d’Ávila, professor da Classe de Flauta Transversal. A flauta, como extensão da voz e a leitura poética, como extensão do cantar serão as performances mais exploradas nesta ocasião, que contará com obras de Villa-Lobos, Joaquim Rodrigo, J.Andersen, João Dias Carrasqueira, Marcos di Silva, J.S. Bach, Pixinguinha, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Florbela Espanca, Mario Quintana, entre outros.

O evento surge como uma forma de provocação, considerando que os cursos de Música estão inseridos no Centro de Artes e pouco interagem com as demais áreas artísticas ali presentes. A proposta é tomar pequenas iniciativas que possam, aos poucos, mudar esta realidade, através de ações transdisciplinares em diálogo com outros alunos e professores do Centro, representantes de outras expressões artísticas.

O evento terá participação dos flautistas Mayara Araújo, Mateus Messias, Júlia Alves e Raul Costa d’Avila; participações especiais de Nery Borges (violão), Fernanda Miki (soprano), Arthur Salles (violão) e Rafael Velloso (saxofone); e dos convidados Valder Valeirão e Daniel Moreira. A coordenação é da Classe de Flauta Transversal da UFPel e do prof. Raul Costa d’Ávila, com apoio do Café Monjolo e Cátia Taveira.

SERVIÇO:

O que: Flauta & Poesia em Sarau

Quando: 13 de abril às 18 horas

Onde: Café Monjolo (Rua Conde de Porto Alegre, 221)

Quanto: Entrada gratuita.

Publicado em 11/04/2016, na categoria Notícias.