UFPel participa do Plano Rio Grande Agroecológico

Na quinta-feira, 3, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou o Plano Rio Grande Agroecológico – Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo/RS). A iniciativa tem o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável no estado, incentivando a produção orgânica e agroecológica.

As ações do Plano integram a Política Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica, instituída pela Lei 14.486/2014, e vão ser desenvolvidas entre os anos de 2016 e 2019. A iniciativa, coordenada pela Secretária Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR/RS), conta com o envolvimento de diversas entidades para o desenvolvimento das ações, entre elas a Universidade Federal de Pelotas, notadamente pelo seu Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, cujos professores Helvio Debli Casalinho e Ana Cláudia Rodrigues de Lima são os representantes da instituição no comitê gestor do plano.

O comitê é formado por representantes de cerca de 40 instituições envolvendo secretarias de Estado, governo federal, universidades (entre as quais a UFPel) e organizações não governamentais (ONGs). O plano apresenta um diagnóstico da agroecologia no estado e descrição de ações à serem desenvolvidas.  O Rio Grande Agroecológico, entre outras ações, propõe iniciativas para incentivar o protagonismo de jovens e mulheres na produção de base ecológica, estimular a troca de sementes crioulas e fiscalizar o uso de agrotóxicos no entorno de propriedades em que se cultivam alimentos orgânicos. A UFPel estará desenvolvendo ações de capacitação na respectiva área através de cursos para agricultores e técnicos do sistema ATER do Estado.

Publicado em 18/03/2016, na categoria Notícias.