Evento valoriza os profissionais do Hospital Escola

03Um grupo empenhado em fazer assistência humanizada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim são os profissionais do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel), filial Ebserh. Os servidores, de diversas áreas de atuação na engrenagem da instituição de saúde, são o foco dos encontros denominados “Café com a Direção”. A valorização profissional é o grande destaque dos eventos deste ano. Na edição desta quarta-feira (16), colegas se reuniram para assistir o vídeo “Auxiliares e Técnicos em Enfermagem”. Ele será novamente exibido nesta quinta-feira (17), às 17h, no Auditório do HE.

05Aliviar o sofrimento do ser humano, comprometimento, gratificação, trabalho em equipe e valorização da vida foram elementos que apareceram no audiovisual, que trouxe imagens do cotidiano dos trabalhadores e retratou grande parte deles. Fazer a diferença na vida de pacientes e familiares, dedicação e carinho também deram o tom dos relatos de auxiliares e técnicos em Enfermagem.

Na acolhida, a superintendente do HE, Julieta Fripp, destacou a proposta de valorização das pessoas, sem as quais não seria possível prestar assistência qualificada a quem mais precisa 24 horas por dia. “Auxiliares e técnicos em Enfermagem têm esse cuidado muito próximo com o paciente”, destacou.

Para o reitor Mauro Del Pino, a qualidade vem fazendo parte do HE e temas como humanização são bastante fortes e de fato vivenciados. Em nome da UFPel, o dirigente parabenizou a equipe pelo trabalho realizado com dedicação e carinho. “São os anjos da guarda do paciente, que se sente protegido”, disse.

Projeto Simbiose
Na ocasião, a superintendente apresentou o projeto Simbiose, que tem o objetivo de auxiliar no processo de transição que a instituição está passando. O projeto está embasado na premissa de que o fortalecimento do HE como Hospital de Ensino 100% SUS precisa priorizar, para além dos processos de gestão e trabalho, os relacionamentos entre os indivíduos responsáveis pelo dia a dia do Hospital.

O projeto contempla ações que promovam uma atmosfera de interação entre os profissionais que atuam há mais tempo na instituição – e que estão familiarizados com os processos de trabalho do HE – com os novos trabalhadores que estão ingressando através de concurso público da rede Ebserh. As ações serão feitas especialmente na área de Enfermagem, que concentra o maior número de profissionais da entidade.

Além da integração, são objetivos ainda possibilitar que as normas, rotinas e protocolos do serviço sejam repassados àqueles que estão ingressando e valorizar o conhecimento e a experiência dos servidores como potencial de ferramenta de educação continuada e permanente. De 21 a 24 de março serão feitas as inscrições dos interessados em participar do projeto.

Publicado em 17/03/2016, nas categorias Destaque, Notícias.