Evento avalia avanços na Gestão de Resíduos da UFPel
Organizado pela Coordenação de Gestão Ambiental (CGA/UFPel), a atividade “Pró-Gestão de Resíduos: resultados e avaliação” realizou um debate sobre o Projeto de Extensão que envolve a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais do FRAGET (COOTRAFA), curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UFPel e CGA/UFPel. O projeto tem a coordenação do professor Marcos Vinicius Godecke, docente de Tecnologia em Gestão Ambiental, e integrou ações em conjunto com a CGA/UFPel durante todo o ano. O evento ainda traçou um panorama de como está a situação da gestão de resíduos dentro da UFPel, fez avaliações e projeções para o próximo ano. O encontro aconteceu no Auditório do Mercosul no dia 1 de dezembro.
Como objetivo do projeto, está a orientação de unidades, departamentos para o uso correto de lixeiras e buscar melhores destinos para resíduos recicláveis e não recicláveis. Sua atuação é divida em duas linhas. A primeira focada na gestão de resíduos recicláveis da UFPel, com orientação técnica de servidores da CGA Franco Knuth e Marisa Moura, incrementando a destinação destes materiais recicláveis à COOTRAFA. Já a segunda, tratou da gestão de resíduos dos Restaurantes Escola (RE) da UFPel, com orientação das professoras Fernanda Gonçalves, da Tecnologia em Gestão Ambiental, e Ana Paula Nunes, do Instituto de Biologia (IB/UFPel), foi realizado um diagnóstico e a proposição de alternativas de manejo. No total, quatro discentes de graduação e um de pós-graduação desenvolveram atividades vinculadas ao projeto (Jesus Freitas, Caroline Nunes, Alegani Monteiro, Lorena Munhoz e Paulo Duarte).
Entre os resultados apresentados, foi destacado a doação de materiais recicláveis para a COOTRAFA, possibilitando uma destinação correta para estes resíduos além de contribuir com o desenvolvimento da Cooperativa, graças também ao apoio da Pró-reitoria de Infraestrutura (PRAINFRA). Na linha dos resíduos não recicláveis, como os do RE/UFPel, foi apresentado alternativas para o desperdício a fim de minimizar perdas. Presentes no evento, representantes do RE/UFPEL ressaltaram a importância do estudo desenvolvido nas e acenaram positivamente para a continuidade de atividades do projeto e os resultados poderão servir de subsídios para a gestão dos resíduos dos REs, em parceria com a CGA/UFPel.
Marcos Godecke, coordenador do Projeto de Extensão, tratou de outras atividades realcionadas à destinação de resíduos como “Lixo Certo em Pelotas”, em parceria com o SANEP, com foco na coleta seletiva de óleo de cozinha usado, “FAAP (Formação de Agentes Ambientais de Pelotas”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) e 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) com atuação na educação ambiental, entre outros.
Para 2016, os coordenadores Marcos Godecke e Franco Knuth afirmaram que a parceria entre o Projeto Pró-Gestão de Resíduos e a CGA/PRAINFRA deverá continuar, solidificando as ações de gestão ambiental nos âmbitos institucional, de ensino, pesquisa e extensão.
Gestão Ambiental na UFPel
O coordenador da CGA/UFPel, Franco Knuth, abriu o evento falando sobre a atuação da Coordenação de Gestão Ambiental no âmbito institucional da UFPel e ações que atingem diretamente a comunidade acadêmica. “Começamos avaliando e tentando implementar a gestão de resíduos nos campus da universidade e já é notável a diferença entre o que é e o que era”, avalia Knuth. Hoje, existe uma grande demanda de geração de resíduos dentro dos espaços da universidade. A CGA atua no sentido de dar uma destinação correta e sustentável, aliando Cooperativas como o FRAGET e especialistas da Tecnologia em Gestão Ambiental. Franco ainda tratou de planos para o próximo ano. “Em 2016, queremos retomar as atividades de capacitação de servidores para apoio nos projetos, um plano logístico sustentável, um plano de gerenciamento de resíduos, um manual de boas práticas para a destinação de resíduos de laboratórios, enfim, instituir uma política ambiental da UFPel”, concluiu.
O evento contou ainda com a presença da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PRAE), Ediane Acunha, da Coordenadora do RE/UFPel, Moema Zambiazi e da pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Lilian Sosinski.