Início do conteúdo

Aberto I Seminário de Violões da UFPel

I Seminário de Violões e entrevista com convidados (Fotos Luiza) (2)Teve início nesta quarta-feira (18) o primeiro Seminário de Violões da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com cerimônia no Casarão 8. O evento tem a coordenação do professor Nery Borges e a direção artística de Arthur Salles. A programação segue até sábado (21) fazendo parte da Bienal Internacional de Arte e Cidadania da UFPel.

Serão palestras, mesas redondas, recitais de convidados e Master Classes voltados ao violão. “Primeiramente a ideia é de fomentar o interesse de alunos pelo violão, pelo lado artístico do instrumento”, projeta Nery.

I Seminário de Violões e entrevista com convidados (Fotos Luiza) (6)Entre os convidados, grandes nomes do cenário violonístico do Brasil. Professores como Mario Ulloa (UFBA), Werner Aguiar (UFG), Daniel Wolff (UFRGS), Thiago Colombo (UFPel), além dos convidados Maurício Marques, de Porto Alegre, e Marcos

Pablo Dalmacio, de Florianópolis. A escolha dos nomes, segundo Nery, foi em função da carreira sólida de cada um dos convidados. “Alguns são professores de pós- graduação, com reconhecimento internacional”, comenta o professor. Como é o caso de Daniel Wolff, primeiro Doutor em Violão do Brasil, Grammy Awards de 2001 e duas vezes Prêmio Açorianos como melhor arranjador.

Para o estudante de Bacharelado em Violão, Ítalo Silva, o evento é, sobretudo, uma oportunidade de estar ao lado daqueles que admira. O violonista, natural de Pelotas, foi interrompido para dar esta entrevista enquanto dedilhava o “Estudo Nº 11”, deHeitor Villa-Lobos. Se preparava para tocar na Master Class com Werner Aguiar.

Master Class consiste numa aula coletiva em que o estudante terá a oportunidade de demonstrar uma performance no violão e receber orientações de um especialista.

“Muito boa a programação, e o melhor de tudo é poder participar de uma Master Class, ter a resposta de um mestre, ganhar algumas dicas, enfim, um grande aprendizado”, avalia o estudante. Em outra sala dentro do Casarão 8, outro estudante se preparava para uma Master Class. João Domingos é estudante do curso de Música Bacharelado em Violão pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). “Muito bom participar de um evento com este nível de professores, palestrantes, além de ser uma vitrine com professores de pós-graduação”, resume Domingos.

Essa troca de experiências a partir deste encontro com outros músicos é de grande valia para Thiago Colombo, professor de violão na UFPel e atualmente doutorando na Universidade Federal da Bahia. “Isso significa praticamente tudo o que gira em torno de ser músico, de ser professor de violão, de estar aprendendo e compartilhando conhecimento com outros músicos”, destaca Colombo. Atualmente Colombo desenvolve seu doutorado de pesquisa artística com o título “Violão e Mestiçagem na América Latina: Performance Musical e Identidades Culturais”.

I Seminário de Violões e entrevista com convidados (Fotos Luiza) (8)Outro professor que participou da abertura foi Werner Aguiar, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Música da EMAC/UFG. Atualmente com duas linhas de pesquisa, uma de “Música, Cultura e Sociedade” e outra “Música, Criação e Expressão”. “Um evento como este é fundamental pra quem está aprendendo como pra quem está ensinando”, comenta Aguiar. “No final, todos vamos aprender”, finaliza.

Mais informações no blog do evento: http://seminariodevioloesufpel.blogspot.com.br/

 

Programação do I Seminário de Violões da UFPel

18/11 – quarta-feira

8h30min Abertura e Credenciamento (Casarão 8)

10h – Master Class com Thiago Colombo (Casarão 8)

10h – Master Class com Werner Aguiar (Casarão 8)

13h – Palestra com Thiago Colombo sobre Performance Musical e Identidades

Culturais: uma pesquisa artística no contexto do violão latino-americano (Casarão 8)

15h30min – Palestra com Werner Aguiar sobre “Pesquisa, Interpretação Musical e

Criação Artística: perspectivas para música e músicos na academia” (Casarão 8)

 

19/11 – quinta-feira

9h – Master Class com Mario Ulloa (Casarão 8)

11h – Recital com Marcos Pablo Dalmacio (Lyceu)

14h – Palestra com Marcos Pablo Dalmacio sobre “Teoria e Prática para Interpretação

da música do século XVI” (Casarão 8)

16h30min – Mesa redonda “O Ensino do Violão no Curso de Licenciatura em Música:

objetivos e metodologias”. (Casarão 8)

 

20/11 – sexta-feira

9h – Master Class com Daniel Wolff (Casarão 8)

11h – Recital com Mario Ulloa (Lyceu)

14h – Mesa Redonda “A Composição para Violão na Contemporaneidade Brasileira:

inspirações, motivação e desafios” (Casarão 8)

16h30min – Mesa Redonda “Flauta e Violãodo Erudito ao Popular uma Parceria de

Muitas Afinidades” (Casarão 8)

 

21/11 – sábado

9h – Palestra com Maurício Marques sobre “Da Milonga ao Choro: aspectos da música

brasileira ao violão” (Lyceu)

11h – Recital de Encerramento Maurício Marques (Lyceu)

Publicado em 18/11/2015, na categoria Notícias.