Livraria já funciona no Espaço Cultural da UFPel, antiga Brahma

DSC_9915A Livraria da Universidade Federal de Pelotas já está funcionando em seu novo endereço, no Espaço Cultural da UFPel, a antiga Cervejaria Brahma, na rua Benjamin Constant, 1.071. A inauguração foi uma das atividades de abertura, no começo da noite deste domingo (15), da Bienal Internacional de Arte e Cidadania, que ocorre até 22 de novembro. Durante o período do evento e até o fim do mês, a Livraria oferece uma promoção de inauguração, concedendo 30% de desconto em obras de editoras universitárias para toda a comunidade.

DSC_0133Para marcar a inauguração, o reitor Mauro Del Pino, a vice-reitora Denise Gigante e o diretor da Livraria, Aulus Martins, descerraram placa alusiva ao ato. Em sua manifestação, o diretor ressaltou que a sede própria para a Livraria era uma demanda antiga. “Em dez anos, a Livraria teve quatro endereços”, lembrou. Ele disse que a Livraria é um espaço que acolhe as mais diversas manifestações da cultura humana.

Recordando que aquela era uma conquista cuja construção começou desde que a Livraria era dirigida por Denise Bussoletti, atual pró-reitora de Extensão e Cultura, e chegando agora ao seu objetivo com Aulus Martins, a vice-reitora classificou o momento como um sonho realizado no começo da Bienal. Ela considerou que a instalação do setor no Espaço Cultural da UFPel colaborará para movimentar também a região do Porto de Pelotas.

“É um dia muito feliz”. Assim Mauro Del Pino expressou seu sentimento na ocasião. Para ele, a Livraria se constituirá em um espaço de manifestações culturais e de convivência, localizado num ponto estratégico, que interliga vários campi da Universidade.

Acervo

DSC_0066A Livraria da UFPel funciona das 14h às 19h. No entanto, durante o período da Bienal, o horário está alterado para acompanhar as atividades artísticas.
O espaço, que também oferece um Café com cardápio variado, trabalha principalmente com editoras universitárias, a maioria vinculada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), e com autores locais, que deixam seus livros em regime de consignação para venda. São mais de quatro mil títulos.

Desenvolve três projetos de extensão que buscam a aproximação da comunidade interna e externa da Universidade, como contação de histórias para turmas de ensino fundamental na rede pública de ensino de Pelotas, quinzenalmente. Outra ação da Livraria é o Conversando com o Autor, que promove lançamentos de livros, debates e palestras com autores. Também há o Arte {entre livros}, um encontro bimestral com diversas manifestações artísticas que fazem interlocução com o espaço da Livraria.

Publicado em 16/11/2015, nas categorias Destaque, Notícias.