Novos docentes tomam posse na UFPel

posse_umMais 14 docentes entraram para o quadro de professores efetivos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O grupo tomou posse na manhã desta sexta-feira (13). Diversas Unidades Acadêmicas receberão os professores, que têm 15 dias para entrar em atividade.

Os novos professores receberam as boas-vindas do reitor Mauro Del Pino, da vice-reitora Denise Gigante, do pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, e da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Eugênia Antunes Dias.

Na ocasião, o reitor fez uma introdução sobre a carreira docente na UFPel e falou sobre o desenvolvimento do Plano de Atividades Docentes, uma novidade que tem sido proposta para que os professores possam, no início do período letivo, planejar ações de ensino, pesquisa e extensão. A intenção é agregar a proposta ao Cobalto em 2016. Del Pino abordou, ainda, o crescimento do número de alunos durante o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que se elevou de 8 mil para mais de 19 mil. “A carreira docente é um espaço de criação, liberdade de produção de conhecimento, relação com outras instituições de ensino do país e fora dele”, pontuou, acrescentando que a integração e a mobilidade existentes na UFPel são fundamentais para que a Universidade tenha um relacionamento adequado com o mundo e para a compreensão do que a sociedade espera da instituição enquanto formadora de pessoas e produtora de conhecimento. “Temos que estar alinhados com o compromisso social da Universidade”, afirmou.

posse_doisO reitor, falou, ainda, sobre a matriz docente – instrumento criado para distribuir, de forma equânime, os professores em cada Unidade Acadêmica -, a necessidade da criação de projetos de ensino que contemplem a diversidade de perfil dos alunos das universidades públicas, as ações afirmativas na UFPel e as oportunidades de bolsas.

A vice-reitora abordou o papel do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), que trata de todas as questões acadêmicas, e o crescimento em ensino, pesquisa e extensão. “A universidade é feita por nós. É o nosso desempenho que a faz crescer”, observou, conclamando os novos docentes para qualificação, participação em eventos e busca de recursos em órgãos de fomento.

O pró-reitor de Graduação apresentou a estrutura da PRG e falou, em especial, sobre o programa Espaço Docente, que tem a proposta de formação continuada.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas abordou o funcionamento da PROGEP, tanto em trâmites relacionados à atividade no setor público quanto à saúde e capacitações.

A Coordenação de Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) foi apresentada pela secretária Lucia Böhmer, que chamou a atenção dos professores para o Relatório Anual de Atividades Docentes (RAAD) e questões relacionadas ao estágio probatório.

Os 14 professores que tomaram posse neste dia 13 fazem parte do grupo de 41 docentes efetivos que estão assumindo suas funções na UFPel. Nos próximos dias, os cinco últimos estarão tomando posse.

Unidades
Receberão os 14 novos professores o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTEC), Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), Faculdade de Administração e Turismo (FAT), Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Instituto de Física e Matemática (IFM), Centro de Artes (CA), Instituto de Ciências Humanas (ICH), Instituto de Biologia (IB), Faculdade de Medicina (FM) e Faculdade de Direito (FD).

Conheça os novos docentes:

Amanda Dantas de Oliveira – CDTEC

Camila Pegoraro – FAEM

Caroline Casali – FAT

Célia Francisca Centeno da Rosa – CCQFA

Elísia Rodrigues Corrêa – IFM

Fabiula Danielli Bastos de Sousa – CDTEC

Gustavo Angelo Dias – CA

Jonas Moreira Vargas – ICH

Juliana Pertille da Silva – CDTEC

Maríndia Deprá – IB

Rosilene Jara Reis – FM

Stefani Macari – FAEM

Thiago Sevilhano Puglieri – ICH

Valmôr Scott Júnior – FD

Publicado em 13/11/2015, nas categorias Destaque, Notícias.