Projeto de extensão Pipoca Clássica tem atividades para o público infanto-juvenil
O projeto permanente de extensão Pipoca Clássica, coordenado pelas professorasCarolina Kesser Barcellos Dias (PPGH-UFPel) e Larissa Patron Chaves (Centro de Artes/PPGH-UFPel), e desenvolvido pela equipe do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA-UFPel) foi iniciado em 2014 com o objetivo de produzir estudos sistemáticos sobre produções cinematográficas inspiradas em temas da Antiguidade Clássica.
Para o desenvolvimento das atividades, são escolhidos filmes organizados em ciclos temáticos, cuja exibição é acompanhada por palestras e comentários mediados por especialistas de diferentes áreas, em um debate referente àquela projeção e aberto à audiência. Participam especialistas em diversas áreas do conhecimento – Arqueologia, História, História da Arte, Filosofia, Cinema, Letras, entre outras – para apresentar questionamentos e reflexões sobre o filme e abre-se um convite ao público das sessões para contribuir com as discussões, respaldando assim o projeto em seu caráter multidisciplinar e público.
No segundo semestre de 2015, o projeto desenvolveu um conjunto de atividades para contemplar também o público infanto-juvenil, oferecendo oficinas, atividades lúdicas e projeção de filmes e animações às escolas municipais e estaduais de Pelotas e região. Esse desdobramento do projeto recebeu o nome “Pipoquinha Clássica”.
O Pipoquinha ofereceu uma oficina de mitologia Greco-romana aos alunos atendidos pela ONG Colmeia Movimento Solidário, sediada na cidade de Rio Grande. Em 27 de outubro, na sede da ONG, os alunos assistiram a uma aula introdutória sobre mitologia, história e arqueologia, e um episódio do seriado Hércules (Disney, 1998) para discutir aspectos da antiguidade que ainda hoje podem ser percebidos em nosso cotidiano. Na segunda parte da atividade, em uma Aula-Passeio no dia 3 de novembro, os alunos vieram à cidade de Pelotas para observar no entorno da Praça Coronel Pedro Osório os elementos arquitetônicos neoclássicos presentes nos edifícios históricos. Também visitaram a estátua do Mercúrio no Mercado Público, uma representação do deus mensageiro apresentado anteriormente nas discussões sobre mitologia. A Aula-Passeio contou ainda com duas sessões de cinema no Casarão 8/Museu do Doce em que foram projetados o longa-metragem animado Hércules (Disney, 1997), e o longa-metragem Hércules (Paramount/MGM, 2014).
A atividade recebeu apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas, do Casarão 8/Museu do Doce, e doação de lanche para a confraternização d’A Popular Padaria e Restaurante.
O projeto ministrará a oficina de mitologia Greco-Romana com sessões de cinema para as turmas do sexto ano da Escola Municipal Prefeito Elberto Madruga, no Jardim América, Capão do Leão até o final de novembro do corrente ano.
Em 2016, o Pipoca Clássica prosseguirá com os Ciclos Temáticos de filmes com debates e palestras para a comunidade acadêmica e o público geral, e dará continuidade ao Pipoquinha Clássica, voltado para a comunidade infanto-juvenil.
Para mais informações consulte
https://www.facebook.com/Pipoca-Cl%C3%A1ssica-1459308147682845/