Reitoria e estudantes conversam sobre curso de Psicologia

001A Reitoria e estudantes de Psicologia da UFPel conversaram, por duas horas, na tarde desta sexta-feira (11), sobre questões do curso, como carga horária dos docentes, vagas para técnicos e espaço físico da unidade. O grupo de alunos foi recebido no gabinete pelo reitor Mauro Del Pino, pela vice-reitora Denise Gigante, pela professora Afra de Sousa, da Pró-Reitoria de Graduação, e pela assessora da Reitoria Lorena Gill. No encontro, os estudantes relataram dificuldades e ouviram explicações e informações da Reitoria. Os pontos conversados serão incluídos na pauta do Seminário Interno que o curso terá em outubro.

Questões como a carga horária dos docentes, falta de professores para o primeiro semestre, supervisão dos estágios, orientação de TCCs, espaço físico, especialmente para a Clínica, foram relatadas pelos alunos como preocupantes. A Reitoria procurou responder aos pontos. O reitor falou sobre as circunstâncias do surgimento do curso, que na época teve uma distribuição docente sem critérios. “Hoje temos uma matriz docente e editais específicos para vagas de professores entre as unidades”, registrou Del Pino. Mesmo assim, disse o reitor, ainda existe uma má distribuição interna que a Reitoria está procurando corrigir, mas este é um processo que não é tão rápido. Del Pino informou também que os docentes que saem para doutorado têm suas vagas supridas por professores substitutos. Ele prestou ainda informações sobre carga horária para projetos.

Quanto ao espaço físico, com a saída do curso da Medicina, ponderou o reitor, é preciso aguardar pela definição do novo destino. “As necessidades serão atendidas, independente para onde forem”, garantiu. Durante o encontro, a vice-reitora e a assessora da Reitoria mostraram quadros com a carga horária dos docentes do curso e dialogaram com os alunos sobre esta questão, afirmando que este tema certamente será um bom assunto para o seminário interno.

Publicado em 11/09/2015, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.