Lançada oitava edição da revista Orson

capa_orson8Já está na internet a Orson número 8 (ISSN 2237-3381).  A revista, que é uma publicação semestral dos cursos de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), nesta edição traz um bloco comemorativo ao centenário de Orson Welles, com textos com caráter de panorama crítico e de análise de alguns aspectos de sua obra: o uso inovador do som em “A Guerra dos Mundos”, a predileção por William Shakespeare, a recepção crítica de Cidadão Kane nos Estados Unidos e na França e, num empreendimento de pesquisa histórica, traz a recepção de Cidadão Kane em Porto Alegre em 1941. A pesquisa de Alice Trusz constatou que o filme teve sua estreia nacional na capital gaúcha e revela como os pelotenses receberam o filme, a partir da percepção do crítico Paulo Fontoura Gastal no Diário Popular.

Também destaca-se a inserção de um artigo de Jean-Paul Sartre. Inédito em português, a tradução é assinada pelo doutorando em Teoria Literária na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renato Capistrano. Sartre, a propósito de Welles, viu Cidadão Kane nos Estados Unidos antes da crítica francesa e escreveu o primeiro artigo alertando sobre as inovações do garoto prodígio Orson Welles.

Nas seções fixas, a revista traz reflexões sobre cinema brasileiro, simbologia das cores, cinema como patrimônio, cinema por streaming e as resenhas que indicam livros importantes para quem trabalha com cinema.

Duas entrevistas nesta edição são centradas em Orson Welles: o ator Ivo Müller, de Tabu, fala da sua relação com o diretor; e o cineasta Rodrigo Grota (Satori Uso) interpreta o caráter ilusionista de Welles. A tira de André Macedo ilustra a relação desta revista com Ele, Orson Welles.

Editora: Professora Ivonete Pinto
Editoria de arte: Professora Ana Paula Penkala
Revisão: Adriana Yamamoto e Ivonete Pinto
Projeto gráfico e edição de imagens: Renato Cabral
Diagramação, arte e manutenção do site: Lucas Pereira
Ilustração da capa desta edição: Renan Riso
Conselho editorial:
Alice Trusz
Universidade de São Paulo / USP – pós-doutora do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicação e Artes
Fabiano de Souza
Pontifícia Universidade Católica do RS / PUCRS
Fatimarlei Lunardelli
Universidade Federal do RS / UFRGS
Maria do Socorro Carvalho
Universidade do Estado da Bahia / UNEB
Colaboraram nesta edição: Alice Trusz, André Macedo, Bettina Wieth Gonçalves, Bruna Facchinello, Carlos Eduardo Ribeiro, Cíntia Langie, Douglas Ostruka, Karen K. Kremer, Laís Ferreira Oliveira, Lanza Xavier, Laudia de Oliveira Bolzan, Ivo Müller, Ivonete Pinto, Gerson Rios Leme, Gilson Fagundes Jr., Humberto Pereira da Silva, Maria Caú, Mateus Neiss, Renato Cabral, Renato Pardal Capistrano, Rodrigo Araújo Magalhães, Rodrigo Grota e Thiago Rodrigues Silveira.

Publicado em 29/06/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Cinema.