Gestão Ambiental visita Complexo de Energia Eólica

complexo_eolicoAlunos do curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estiveram no Complexo Eólico Cerro Chato da Eletrosul/Eletrobrás nesta segunda-feira (4). No local, situado em Santana do Livramento, na fronteira com Rivera, os acadêmicos vislumbraram os desafios e a complexidade da gestão ambiental em um empreendimento de energia eólica.

Durante a visita, coordenada pelo departamento ambiental do Complexo Eólico, foram apresentados os principais projetos na área, como as demandas de gestão das obras civis de implantação, a educação ambiental aos funcionários e colaboradores terceirizados e o controle de erosão do solo. Também puderam se aproximar de temas como recuperação de áreas degradadas, prospecção e salvamento de sítios arqueológicos, monitoramento da fauna, proteção e resgate de sítios paleontológicos.

De acordo com o professor Maurício Pinto da Silva, a visita técnica busca contribuir com a formação didática e profissional do aluno. “A apresentação institucional guiada e a observação de atividades práticas e situações profissionais reais são fundamentais para a complementação acadêmica e científica dos discentes”, disse.

Segundo ele, os alunos do curso já estão desenvolvendo estudos relacionados à gestão ambiental em usinas de energia eólica, e também já se encontram desenvolvendo atividades profissionais nesta área.

Publicado em 06/05/2015, na categoria Notícias.