Gestão Ambiental visita Complexo de Energia Eólica
Alunos do curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estiveram no Complexo Eólico Cerro Chato da Eletrosul/Eletrobrás nesta segunda-feira (4). No local, situado em Santana do Livramento, na fronteira com Rivera, os acadêmicos vislumbraram os desafios e a complexidade da gestão ambiental em um empreendimento de energia eólica.
Durante a visita, coordenada pelo departamento ambiental do Complexo Eólico, foram apresentados os principais projetos na área, como as demandas de gestão das obras civis de implantação, a educação ambiental aos funcionários e colaboradores terceirizados e o controle de erosão do solo. Também puderam se aproximar de temas como recuperação de áreas degradadas, prospecção e salvamento de sítios arqueológicos, monitoramento da fauna, proteção e resgate de sítios paleontológicos.
De acordo com o professor Maurício Pinto da Silva, a visita técnica busca contribuir com a formação didática e profissional do aluno. “A apresentação institucional guiada e a observação de atividades práticas e situações profissionais reais são fundamentais para a complementação acadêmica e científica dos discentes”, disse.
Segundo ele, os alunos do curso já estão desenvolvendo estudos relacionados à gestão ambiental em usinas de energia eólica, e também já se encontram desenvolvendo atividades profissionais nesta área.