Projeto UFPel Esportes 2014: muitos motivos para comemorar

6O ano de 2014 foi um marco na história esportiva da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho iniciado em 2013 com a organização dos Jogos da UFPel teve um rápido crescimento e, em pouco tempo, pode comemorar excelentes resultados. Além dos Jogos da UFPel, que alcançou expressiva participação da comunidade acadêmica e premiou os cursos de Direito (masculino) e Medicina (feminino) como os campeões do ano, as equipes representativas da Universidade também fizeram bonito em diversas competições.

Basquetebol

45As equipes feminina e masculina da UFPel dirigidas pelo professor Mario Azevedo Júnior foram 2º e 3º lugares, respectivamente, nos Jogos Universitários Gaúchos – JUGs – em 2014. Além disso, a equipe feminina do projeto foi base do grupo que representou Pelotas nos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (JIRGS), obtendo o 3º lugar estadual. Cabe destacar também a terceira colocação da equipe masculina nos Jogos Abertos de Pelotas (JAPs), com o aluno Yannick Soares (Esef) sendo eleito para a seleção da competição.

Handebol

12A equipe masculina de handebol fez uma excelente competição e conquistou a 4ª colocação nos JUGs. Outro fato que merece destaque é que a UFPel também se fez representar no JAPs com suas equipes masculina e feminina. As meninas fizeram bonito e classificaram em 3º lugar. As alunas Thais Pereira e Iohana Steinwandter foram escolhidas para a seleção da competição. O trabalho com a modalidade de handebol é de responsabilidade da Profa. Rose Meri Silva.

Voleibol

3A equipe feminina de voleibol, ligada ao projeto Adesp/Esef/UFPel sagrou-se campeã dos JAPs 2014, tendo Silvia Almeida, Roberta Mecking e Fernanda Nedel indicadas para a seleção da competição. Além disso, a levantadora Silvia Almeida foi escolhida como a melhor jogadora da final. A equipe comandada pelo professor Renato Rochefort também representou o município de Pelotas nos JIRGS desse ano. Já a equipe masculina da UFPel, liderada pelo aluno de doutorado Márcio Peixoto, obteve o 4º lugar nos Jogos Universitários do Rio Grande do Sul e o 3º lugar no JAPs. Por fim, os alunos Maurício Soares e Mateus Parlow foram eleitos para a seleção do JAP.

Xadrez e Judô

Os alunos Arthur Ruiz Patroclo (xadrez) e Martaliz Dimare (judô) foram campeões estaduais em suas modalidades durante o JUGs desse ano. Dessa forma representaram o estado nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados em Aracajú no mês de novembro.

Publicado em 05/12/2014, na categoria Notícias.