Docentes da Odontologia classificados no prêmio InovaSUS
Docentes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, em parceria com a Supervisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Pelotas, participam do Prêmio InovaSUS. A premiação tem por objetivo identificar, valorizar e premiar experiências inovadoras implementadas pelos governos estaduais e municipais, de Consórcios Públicos e Fundações Públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O trabalho da UFPel foi classificado entre os sessenta melhores do país na temática Experiências e Práticas inovadoras na Gestão do Trabalho no SUS e Plano Institucional de Comunicação na Gestão do Trabalho no SUS. A equipe aguarda agora o resultado final.
Os atuais supervisores de saúde bucal (ex-alunos da faculdade de Odontologia), Mariane Baltassare Laroque e Leandro Leiztke Thurow, em conjunto com os professores da Faculdade de Odontologia da UFPel, Eduardo Dickie de Castilhos e Tania Izabel Bighetti, da Unidade de Saúde Bucal Coletiva, ficaram em décimo segundo lugar no concurso promovido pelo Ministério da Saúde.
O trabalho teve por objetivo descrever o processo de planejamento, monitoramento e avaliação da saúde bucal do município de Pelotas implantado a partir de janeiro de 2014, numa lógica participativa com envolvimento de diferentes atores sociais: usuários, trabalhadores e gestores (técnicos e políticos). Este processo tem o potencial de capacitar recursos humanos e qualificar o serviço, além de dimensionar a demanda reprimida nas especialidades.
O resultado final deve ser homologado em 10 de dezembro (prazo para eventuais recursos de reavaliação).
A Secretaria de Saúde de Pelotas receberá um prêmio de 50.000,00 reais pelo desempenho. Os recursos devem ser empregados na qualificação dos gestores.
Em anexo as publicações no DOU.