Porto das Artes: oficinas de música e discussões de gênero fazem parte programação de sexta (21)
Ao longo desta sexta-feira (21), a UFPel promoveu diversas atividades artísticas e culturais abertas à comunidade, integrando a grande movimentação do Porto das Artes e do Pelotas Jazz Festival.
Às 14h, o músico de Salvador Gilberto Santiago ministrou a oficina de percussão melódica. Ele já havia apresentado também a palestra de composição para percussão, percussão sinfônica e popular, completando hoje com a de teclados. Além disso, ele também se apresentou na própria abertura do Porto das Artes. Nessa tarde, ele mostrou uma composição própria dedicada ao professor da UFPel José Everton, pelo estímulo que Santiago diz estar recebendo dele, abrindo seu apetite criativo e inspiração.
Na sequência, foi realizada a mesa de discussão “Artesania, trabalho feminino e docência: olhares sobre fazeres femininos e novas identificações”, formada pela professora do mestrado em Artes Visuais da UFPel e coordenadora do curso noturno de Pedagogia, Mirela Meira, e pela professora do Centro de Artes da UFPel, Maria de Lourdes Reis.
Maria de Lourdes falou sobre o projeto de extensão “Mulheres de fibra: artesanato e design como forma de inclusão social”, realizado por professores e alunos do Centro de Artes. O projeto surgiu para atender ao pedido da Associação das Vilas Reunidas do Fraget e envolve ensino, pesquisa e extensão. Segundo a professora, o desafio era trabalhar com a comunidade, compartilhar conhecimentos acadêmicos e populares, assim como analisar a relação entre artesanato e design.
Já Mirela abordou as implicações da arte e da criação coletiva na docência feminina, a importância do estético na formação de professores para além do ensino. “Defendo a importância de uma educação do sensível em todas as licenciaturas”, conta.
Também estiveram na agenda do dia o encontro com Naná Vasconcelos, a oficina de piano e violão de Egberto Gismonti, a oficina de percussão do professor Eduardo Tullio (UFU), mostras musicais, teatrais e de vídeo e grupos de trabalho.