Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura recebe inscrições até dia 21
O Grupo Saint-Gobain, uma das 100 maiores empresas industriais do mundo, abre as inscrições para o “Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Edição Especial 350”. Profissionais e estudantes das áreas de arquitetura e engenharia podem inscrever seus projetos no site www.premiosaintgobain.com.br até o dia 21 de novembro. O próximo passo será o envio dos trabalhos até o dia 5 de dezembro.
De acordo com o regulamento, são aceitos os trabalhos das áreas de arquitetura, urbanismo, arquitetura de interiores, engenharia e tecnologias de construção civil. As propostas devem estar em sinergia com a matriz de sustentabilidade da companhia (disponível no site) e focadas em aspectos econômicos, sociais e ambientais, além de apresentar soluções e práticas inovadoras no mercado brasileiro.
O objetivo da premiação, dividida nas categorias Profissional e Estudante, é reconhecer projetos importantes e conscientizar profissionais, estudantes e empresas sobre o papel da construção civil sustentável.
“O prêmio tem o propósito de reforçar nosso compromisso com o habitat sustentável. Como as empresas do Grupo desenvolvem soluções inovadoras em prol do conforto, estética, economia de energia e preservação do meio ambiente, queremos, além de difundir e fomentar os pilares da estratégia mundial de sustentabilidade da Saint-Gobain, valorizar quem trabalha com empenho em torno deste tema”, declara Thierry Fournier, presidente do Grupo Saint-Gobain no Brasil, Argentina e Chile.
A iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (ASBEA), da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos (ANFACER), da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) e do Green Building Council Brasil (GBCB).
Processo de inscrição
A categoria Profissional é destinada aos graduados em arquitetura, design de interiores e engenharia com registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo ou sistema CONFEA/CREAs. A categoria é subdividida em quatro modalidades: Residencial(projetos de arquitetura para edificações de uso residencial – unifamiliar ou multifamiliar – além de uso misto – comercial e residencial); Empresarial (projetos de arquitetura para edificações de uso comercial ou serviço e instalações industriais); Institucional (projetos de arquitetura para edificações institucionais – hospitais, escolas, museus, órgãos públicos etc – e projetos de urbanismo ou infraestrutura para áreas urbanas como praças, parques, jardins, sítios históricos e outros espaços abertos e livres); e Arquitetura de Interiores (projetos de arquitetura de interiores desenvolvidos para novas edificações ou reformas destinadas a quaisquer tipos de uso – residencial, comercial e institucional).
Nas modalidades Residencial, Empresarial e Institucional, os projetos devem estar no estágio de desenvolvimento, com obras não iniciadas e/ou não concluídas até o prazo de envio dos trabalhos para participar do prêmio, dia 5 de dezembro. Já na Arquitetura de Interiores, os projetos devem estar em desenvolvimento e/ou com obras concluídas a partir de janeiro de 2014. A apresentação das arquiteturas residenciais deve contemplar no mínimo dois ambientes.
A categoria Estudante, modalidade Projeto Acadêmico, está aberta para universitários de cursos brasileiros de graduação em arquitetura, engenharia civil ou disciplinas relacionadas. Os interessados devem inscrever trabalhos finais de graduação ou de conclusão de curso nos segmentos residencial, comercial, industrial ou institucional, em conjunto com um orientador (professor do próprio curso ou profissional devidamente registrado no CAU ou CREA). São aceitos TFGs e TCCs aprovados ou não em banca examinadora.
Para todas as categorias e modalidades, os projetos inscritos podem ser individuais ou em equipe, em nome de uma pessoa física. É necessário enviar um resumo descritivo e arquivo único, em PDF, com 8 páginas no formato A3, composto por textos, imagens, plantas e cortes.
Prêmio para os melhores projetos
Cada modalidade, dentro da categoria Profissional, terá dois ganhadores (primeiro e segundo lugar). Os primeiros colocados receberão R$ 20 mil, troféu e diploma. Para os segundos lugares, a premiação será de R$ 10 mil.
Na categoria Estudante, será escolhido apenas um projeto e o campeão levará um MacBook Pro, troféu e diploma. O professor orientador receberá um iPad e diploma.
Entre os primeiros colocados de todas as modalidades, das categorias Profissional e Estudante, será escolhido o grande vencedor do “Melhor projeto da Edição Especial 350”, que ganhará um carro Citröen C3 Picasso 0 km.
Escolha dos vencedores
O julgamento dos projetos será realizado em duas fases e por duas comissões distintas. Na primeira etapa, a Comissão de Seleção, formada por profissionais técnicos das empresas do Grupo, indicará até sete finalistas na categoria Estudante e 28 na Profissional, sendo sete para cada modalidade. Serão avaliados os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Para eventual desempate, será considerada como diferencial a relevância das sugestões de novos produtos, que contribuam com a sustentabilidade da construção civil.
Na segunda etapa, a Comissão de Premiação escolherá, entre os finalistas de cada categoria e modalidade, os trabalhos vencedores. Nessa fase, os critérios gerais serão inovação, qualidade do projeto e sugestões apresentadas, além da contribuição para o desenvolvimento sustentável da construção civil brasileira.
A Comissão de Premiação também será responsável por definir, entre os primeiros colocados em cada modalidade, o grande vencedor do “Melhor projeto da Edição Especial 350”.
Serviço
Inscrições: até 21 de novembro, em www.premiosaintgobain.com.br
Entrega dos projetos: até 05 de dezembro
Matriz de Sustentabilidade disponível em: www.premiosaintgobain.com.br/matriz-sustentabilidade/