Professor espanhol analisa, em visita ao local, projeto da Laneira

DSC_4518 - Cópia O professor Julián Sobrino, historiador da Arquitetura na Facultad de Arquitectura de Sevilha, visitou na tarde desta quarta-feira (5) o prédio da antiga Laneira, na avenida Duque de Caxias, onde será instalada a Casa dos Museus Laneira, que receberá várias iniciativas na área de museologia e de conservação e restauro da Universidade.  O espanhol é colaborador do projeto elaborado para o local, além de estar estabelecendo um acordo de cooperação entre a UFPel e a Universidade de Sevilha, para estudo de projetos de patrimônio industrial. A visita à Laneira objetivou a análise do projeto no local. O professor espanhol está sendo acompanhado em sua estada na UFPel pela professora Francisca Michelon, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec).

No dia 11 de novembro, será realizado o ato de entrega ao reitor Mauro Del Pino do projeto da Casa dos Museus Laneira, já apresentado no Congresso de Extensão e Cultura e agora finalizado. A Casa deverá abrigar os cursos de Museologia e de Conservação e Restauro, a Biblioteca Retrospectiva, o Memorial da Laneira, o Memorial das Telecomunicações, além do Museu de Arqueologia e Antropologia, o Museu da UFPel e o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter.

Também contará com um auditório para 750 pessoas, salas de ensaio, camarins e uma sala de cinema de 100 lugares. Serão instalados um café e um espaço de convivência, aproveitando o que já existe, para criar um local agradável, com permeabilidade e aberturas de luz e ventilação. Como será um local para toda a comunidade, deverá funcionar inclusive nos finais de semana.

Compõem a equipe do projeto os arquitetos e professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) Celina Correa e Ricardo Pintado. Também estão na equipe de produção quatro bolsistas do curso de Arquitetura e Urbanismo, além de outros docentes colaboradores.

Publicado em 05/11/2014, na categoria Notícias.