Pronecim realiza a 4ª edição da Fecimes

Integrando o Proext 2014, a Fecimes (Feira de Ciências, Matemática e Mais Saberes da Metade Sul do Rio Grande do Sul), em sua quarta edição, foi realizada em Pelotas, nas dependências do Sest Senat, no dia 27 de setembro, com participação expressiva de alunos e professores de escolas da região. Promovido pelo Pronecim – Programa Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática –, parceria da Universidade Federal de Pelotas e IFSul/CaVG, o evento vem se consolidando a cada ano em razão dos trabalhos expostos, através dos quais é possível  a  contextualização do conhecimento produzido no ambiente escolar e difusão da ciência; além do estímulo a novos talentos nas áreas científica e tecnológica.

Neste ano, a professora da UFPel, Vera Bobrowski, integrante do Pronecim e que coordena o projeto aprovado no Proext, ressaltou a presença  dos municípios de Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio Grande, Caçapava do Sul, Canguçu, Herval, Jaguarão, Lavras do Sul, Minas do Leão, Morro Redondo, Palmares do Sul, Pedras Altas, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Sant’ Ana do Livramento, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar, bem como de Rio Branco – Uruguai. “A cada ano as experiências apresentadas superam nossas expectativas, assim como o número de participantes”, observou.

Participaram da Feira trabalhos nas categorias Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), oriundos de instituições públicas de ensino, selecionados nas Feiras Municipais de Ciências. Nos municípios que não realizaram Feiras de Ciências, a Secretaria Municipal de Educação e/ou Conselho Regional de Educação indicaram um trabalho por categoria para representá-los.

Trabalhos vencedores

Os trabalhos vencedores, por categoria, foram os seguintes:

EDUCAÇÃO INFANTIL – 1º lugar, Qualidade de Vida: Felicidade não tem Idade, da EMEI Joca Paiva (Santa Vitória do Palmar), professora Maria Jovana Suarez Acosta, alunas Isadora Rodrigues e Karen Tejera; 2º lugar, Lendo para os Pequenos, do Polo de Educação Infantil Kelvin Vieira Sakai (Herval), professora Enauren Charqueiro Pinto, alunas Izabelly Ribeiro e Mayara Oliveira; 3º lugar, A Arte da Vida com as Sementes, da Escola Branca de Neve (Canguçu), professora Ângela Maria D’Ávila, alunas Emily de Moura e Thaís Radtke.

SÉRIES/ANOS INICIAIS – 1º lugar, 120 Anos de Tecnologia, o que Mudou?, da EEEF Manoel Luiz (Palmares do Sul), professora Cristina Roberta Lang, alunos Vinicius Netto e Samuhel Silveira; 2º lugar, As Árvores da Minha Canguçu, da Escola Municipal Geraldo Antônio Telexa (Canguçu), professora Lucila Rosa da Silva, alunos Marcos Vinicius Neitzke e Kauan Borges; 3º lugar, Repensando Hábitos, Buscando Qualidade de Vida, da EMEF EI Vera Maria Moreira (Piratini), professora Ilis Ângela Wickboldt Manetti, alunas Mário Eduardo Mendes e Jayander Pinto.

Publicado em 03/10/2014, na categoria Notícias.