NIMEq-UFPel receberá pela 2ª vez maior premiação da América do Sul em máquinas agrícolas
A Gerdau, uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo, anunciou no último sábado(30) os 10 vencedores da 32ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra. O Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas (NIMEq) da Universidade Federal de Pelotas(UFPel), receberá pela segunda vez o prêmio, em solenidade a realizar-se nesta quarta-feira(3), na Usina Riograndense, localizada em Sapucaia do Sul.
O “Prêmio Gerdau Melhores da Terra” reconhece anualmente os melhores projetos e equipamentos no setor de máquinas agrícolas como forma de incentivar a evolução tecnológica a fim de contribuir para a maior eficiência a campo. Na categoria “Pesquisa e Desenvolvimento”, o primeiro lugar no nível estudante foi para o trabalho intitulado “Semeadora adubadora para plantio direto com sulcador rotativo acoplado em microtratores”, projeto realizado pela equipe do NIMEq-UFPel.
O grande desafio deste projeto foi a adaptação e organização de tecnologias disponíveis no mercado. Dessa forma, utilizando um microtrator como fonte de potência, foi desenvolvida uma semeadora adubadora para o Sistema de Plantio Direto (SPD), empregando sulcadores rotativos para o rompimento do solo e corte da palhada. Por consequência, o emprego dessa máquina auxilia o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar através de melhorias das condições técnicas, econômicas e sociais com a implantação do sistema de plantio direto.
Representará a equipe do NIMEq-UFPel o aluno do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (PPGSPAF), engenheiro agrícola Tiago Custódio. Fazem parte da equipe de projeto do equipamanto premiado os professores engenheiros agrícolas Fabricio Ardais Medeiros, Ângelo Reis, Antônio Lilles, Roberto Lilles, Mauro Ferreira e também o bolsista de iniciação científica César Moraes, acadêmico de Engenharia Agrícola.