Último dia de inscrições para o II Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica
Com inscrições abertas até dia esta segunda-feira(25), o II Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica ocorrerá nos dias 26 e 27 de agosto. O local será a Faculdade de Direito da UFPel, localizada na praça Conselheiro Maciel, 215. O evento faz parte das comemorações do quadragésimo quinto aniversário da Universidade Federal de Pelotas.
O evento da UFPel é uma promoção conjunta entre a Faculdade de Educação – Programa em Pós-Graduação em Educação (PPGE), a Faculdade de Direito e o Curso de Especialização em Direito Ambiental, e conta com o financiamento da Capes. A proposta é discutir as imagens da justiça relacionadas com o currículo e também de forma que possam contribuir para a prática ou o desenvolvimento da educação jurídica.
O Seminário surge no âmbito do projeto de pesquisa “Imagens da Justiça, Currículo e Pedagogia Jurídica”, realizado na UFPel e apoiado pelo CNPq, juntamente com as Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação Universidade do Rio Grande (Furg). O grupo busca elementos para entender o currículo dos cursos de Direito e como eles estão atuando. Para isso, analisa as imagens da justiça que os estudantes têm no início e no fim do curso. O tema abrange não só o Direito como também a área das artes, educação, ciências sociais, letras, etc.
Foi importante para a realização do seminário a pesquisa realizada pela presidente da Comissão Organizadora, Maria Cecilia Lorea Leite, com o Grupo de Pesquisas Justices, Images, Langues, Cultures – JILC, da Universidade Paris 8. Intitulado “Imagens, Justiça e Pedagogia Jurídica: elementos de análise para a pesquisa sobre o currículo”, foi desenvolvido durante seu pós-doutorado.
Segundo Maria Cecilia, as temáticas que serão abordadas no II Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica são praticamente raras no Brasil. Entre elas está a justiça curricular, sobre a qual o professor Jorge Torres Santomé, da Universidade A Coruña (Espanha), irá falar na abertura do evento.
O seminário terá oito eixos temáticos:
- Políticas Curriculares
- Currículo, Conhecimento e Práticas Pedagógicas
- Currículo, Imagens e Culturas
- Currículo e Ensino Superior
- Currículo e Educação Jurídica
- Imagens da Justiça
- Direito e Literatura, Direito e Mídias Visuais (Cinema, Séries televisivas)
- Direito, Memória e Fotografia
Os trabalhos enviados deviam estar enquadrados em algum dos eixos temáticos, e ser analisados pelo comitê científico, que é coordenado pelo professor do PPGE, Álvaro Moreira Hypolito.
O primeiro seminário foi realizado em 2012, e este ano vem com algumas inovações. Por exemplo, o evento será encerrado com um painel dos grupos temáticos. O relator escolhido por cada grupo fará uma síntese dos trabalhos apresentados durante as duas tardes, proporcionando aos participantes uma visão da variedade e riqueza dos mesmos e a oportunidade de um diálogo. “Eu estou bem entusiasmada com essas inovações deste ano, a qualidade dos conferencistas que vêm e também a qualidade e a receptividade que tivemos no Brasil desse seminário”, conta Maria Cecilia.
A equipe recebeu mais de 100 inscrições com trabalhos, feitos por pessoas de diversos lugares do Brasil, incluindo Rondônia, Maranhão, Sergipe, São Paulo e Rio de Janeiro. As inscrições para ouvintes continuam abertas até segunda-feira (25) através do site http://imagensdajustica.ufpel.edu.br/.