Início do conteúdo

Consun aprova extinção do Cead

DSC_0031O Conselho Universitário (Consun) da UFPel teve, na tarde desta terça-feira (8), duas reuniões, uma ordinária e uma sessão especial. A primeira para tratar da criação de cursos de pós-graduação e de uma alteração na estrutura administrativa da UFPel e a segunda com a pauta única sobre a proposta de extinção da unidade acadêmica Centro de Educação a Distância (Cead).

Na primeira reunião foram aprovadas a criação dos cursos de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais e de doutorado em Educação Física e a alteração ad referendum da estrutura administrativa da UFPel com a criação do Núcleo de Análise de Prestação de Contas da Pró-Reitoria Administrativa.

A segunda reunião extinguiu o Cead por maioria qualificada, com 48 votos a favor da extinção, seis contra e 12 abstenções. A proposta da gestão, acolhida pelo Consun, tem por objetivo o fortalecimento da modalidade que, a partir de agora, passará a funcionar nas unidades acadêmicas, além de acolher o parecer da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que recomenda que os cursos da modalidade a distância trabalhem em conjunto com os seus respectivos cursos presenciais.

De acordo com o reitor Mauro Del Pino, o fortalecimento da educação a distância é prioridade de gestão e será trabalhada, com apoio do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), uma política institucional para qualificar a modalidade oferecida pela Universidade. “É necessário fortalecer o ensino a distância no sentido de promover a inclusão social com a oferta de educação superior chegando a lugares que talvez não chegasse em outra situação”, disse.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, a extinção é um marco no fortalecimento do ensino a distância na UFPel, além de valorizar os docentes e os técnico-administrativos que desenvolvem seus serviços nesta área.

Sequência
Já está marcada para as 17h desta quarta-feira (9), no auditório da Reitoria, uma reunião com os diretores das unidades acadêmicas para tratar assuntos relativos a criação de novos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância.

Dois Grupos de Trabalho já foram designados para fazer a transição dos cursos que estavam lotados no Cead para as unidades acadêmicas correlatas. A Reitoria indicará ao COCEPE a proposta para a nova lotação dos docentes da unidade extinta.

Já os técnico-administrativos irão para a nova sede da UAB, no terceiro andar da Cotada. O local contará com estúdios de gravação, salas de teleconferência e toda a infraestrutura necessária para dar suporte às necessidades das unidades acadêmicas.

Publicado em 08/04/2014, na categoria Notícias.