Início do conteúdo

11ª SIIEPE: UFPel realiza seu grande evento acadêmico na próxima semana 

Entre os dias 20 e 24 de outubro, a UniversidadSIIEPE UFPele Federal de Pelotas terá, no Campus Anglo, uma grande vitrine para sua produção acadêmica. Será a 11ª edição da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), iniciativa que reúne, desde a sua criação, os diferentes eventos de cada uma dessas áreas para celebrar o conhecimento produzido nos diferentes projetos da instituição. 

Na visão da reitora Ursula Silva, a Semana Integrada é tempo de celebração: “A SIIEPE é essa semana em que a Universidade para para celebrar a ciência, o conhecimento, a cultura e a educação”. 

A programação da SIIEPE é integrada pelos já tradicionais Congresso de Ensino de Graduação (CEG), Congresso de Extensão e Cultura (CEC), Congresso de Iniciação Científica (CIC), Congresso de Inovação Tecnológica (CIT) e Encontro de Pós-Graduação (Enpos). Como novidade nessa composição, soma-se a estes um novo evento, a SIIEPE Jovem, iniciativa voltada a estudantes de Ensino Médio apresentarem trabalhos desenvolvidos em período escolar.  

Criado para agregar à programação da semana a apresentação dos trabalhos desenvolvidos por bolsistas de iniciação científica ainda ligados ao Ensino Médio, a ideia, entretanto, foi ampliada para incluir outros jovens interessados no tema. “Abrimos o evento ainda mais para a nossa comunidade”, comenta Ursula. 

Para estender oportunidades 

O tema escolhido para esta 11ª SIIEPE é “UFPel Afirmativa: Ciência, Direitos Sociais e Justiça Ambiental”. Considerada no cenário local e nacional como referência por suas iniciativas que conjugam pesquisa, ensino e extensão a agendas sociais, a UFPel busca reafirmar seu compromisso com essas temáticas nesta Semana Integrada. “Esta já é uma marca da UFPel”, pontua a reitora. 

A ideia, segundo Ursula, é destacar o papel da Universidade como um local de estender oportunidades. “Precisamos aprofundar a temática dos direitos sociais na academia”, diz. 

Além disso, o evento também trará uma ênfase na questão da necessidade de uma justiça ambiental, cujos efeitos foram sentidos de forma especial durante a catástrofe meteorológica ocorrida no Rio Grande do Sul em maio e junho de 2024. “As desigualdades sociais também se encontram na forma com que as pessoas se colocam nos espaços das nossas cidades”, afirma Ursula. 

A apresentação completa do tema da 11ª SIIEPE pode ser vista neste link. 

Conhecimento, ciência e cultura 

A agenda da 11ª SIIEPE não fica apenas nas apresentações de trabalhos científicos. Uma vasta programação paralela movimenta os saguões e espaços externos do Campus Anglo, chegando também ao auditório do Pelotas Parque Tecnológico. 

A grande novidade desta edição ficará por conta da Rua da Ciência: a rua principal do campus será espaço para que os programas de pós-graduação da UFPel exponham ao público suas atividades e pesquisas. O espaço está sendo considerado pela organização da SIIEPE como um grande museu de ciência a céu aberto. 

Também no piso térreo, estará a Feira de Expositores Locais, que trará bancas de economia criativa e solidária de produtores da região. 

Sessões científicas e temáticas também terão seu espaço. As palestras, ministradas no parque tecnológico, versarão sobre assuntos que dialogam com o tema do evento. Na quinta-feira (23), será a vez do evento “Sua Tese em 3 Minutos (3MT)”, quando os cursos de doutorado serão representados por um estudante apresentando sua pesquisa. Já durante todas as tardes da SIIEPE, ocorrerão painéis temáticos sobre assuntos diversos. 

Como de costume durante a Semana Integrada, também haverá espaço para a Mostra Cultural. De segunda a sexta-feira, haverá, no palco montado em frente à entrada principal do Campus, apresentações artísticas de diversos gêneros. No dia de abertura, 20 de outubro, iniciará, neste local, a confecção de um graffiti alusivo ao evento. 

Além disso, trabalhos desenvolvidos no campo das Artes terão novamente espaço para novos formatos de exposição: será a sessão de apresentações performativas, que tomarão vez na sexta-feira (24), às 14h, no Auditório da Reitoria.