Início do conteúdo

Projeto da UFPel é contemplado em edital internacional sobre Destinos Turísticos Inteligentes

Projeto de cinco instituições públicas de ensino, brasileiras e uruguaia, integrado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi selecionado pela Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), rede internacional de universidades públicas e autônomas de seis países da América Latina, para início de suas atividades em setembro de 2025. O projeto aprovado, “Pesquisa aplicada baseada na Informação Turística e o papel dos Observatórios Acadêmicos de Turismo”, tem como objetivo a elaboração de um marco de análise e de instrumentos para a gestão de dados e informações turísticas, com a perspectiva de desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes.

O Edital, lançado em parceria com a Intendencia de Montevideo (órgão executivo do Departamento de Montevidéu, no Uruguai) e a Sociedade Estatal para a Gestão de Inovação e Tecnologias Turísticas, vinculada à administração pública espanhola, busca promover inovação no setor turístico através de projetos acadêmicos inovadores. O Processo Seletivo recebeu 30 propostas de universidades da América Latina.

O projeto aprovado tem a participação, além da UFPel, representada pelo professor do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (CCSO) Maurício Pimentel, das Universidades Federais do Delta do Parnaíba (UFDPar), da Campina Grande (UFCG) e do Paraná (UFPR) e da Universidade da República do Uruguai (Uruguai). Além de contribuir para a geração de conhecimento aplicado e publicações acadêmicas, a iniciativa, explica o coordenador de Relações Internacionais da UFPel, Rafael Vetromille, busca fortalecer a governança do sistema turístico e apoiar a tomada de decisões fundamentadas em evidências, promovendo um turismo mais sustentável, inclusivo e inovador. “O sucesso na obtenção desta verba representa um reconhecimento à capacidade de nossa universidade de desenvolver pesquisas de impacto regional e internacional, além de reforçar nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável do turismo na América Latina”, comemora.

 

Publicado em 25/09/2025, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Centro de Ciências Socio-Organizacionais, Pesquisa.