Início do conteúdo

Série de seminários debate futuros humanos e ambientais na era do Antropoceno

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (PPGL/UFPel) e a University of East Anglia (UEA), do Reino Unido, realizam, de setembro a dezembro, uma série de quatro seminários on-line intitulada Environmental & Human Futures in the Age of the Anthropocene (Futuros Humanos e Ambientais na Era do Antropoceno).

A série de seminários abordará debates contemporâneos em torno do Antropoceno, época que caracteriza o impacto profundo e em escala planetária da atividade humana sobre o sistema terrestre. Longe de se restringir a domínios científicos e ambientais, o Antropoceno tem gerado respostas intelectuais e culturais amplas, que ressoam na literatura, nas artes, nos meios de comunicação e, de forma mais abrangente, nas humanidades.

A série foi concebida para envolver estudantes de pós-graduação e docentes em discussões sobre como práticas artísticas e culturais contribuem para compreensões críticas das transformações globais. Será dada atenção especial a perspectivas que emergem do Sul Global, de comunidades indígenas e de gerações mais jovens, todas fundamentais para ampliar os parâmetros de produção de conhecimento e questionar estruturas dominantes de poder, como aquelas associadas ao capitalismo e ao colonialismo.

Cada sessão apresentará pesquisas em literatura, escrita criativa, mídias visuais, comunicação e áreas afins. Os tópicos incluirão, mas não se limitarão a: criatividade e respostas às mudanças climáticas e crises ambientais, incluindo intervenções artísticas que reconfiguram os conceitos de Antropoceno, Capitaloceno e Chthuluceno; e reflexões sobre o campo das Humanidades Ambientais como estrutura interdisciplinar de análise crítica. Além disso, abordará respostas artísticas e culturais ao luto ecológico, incluindo a extinção de espécies, a destruição de habitats e o desaparecimento de modos de vida tradicionais. Abordagens culturais ao risco, especialmente no que se refere à segurança alimentar e hídrica, aos direitos a ambientes de vida seguros e às ameaças da violência e do deslocamento também integram os debates. Os encontros ainda incluirão discussões relacionadas às intersecções entre política, ativismo e arte no enfrentamento de desafios planetários; além de abordagens metodológicas e teóricas das humanidades a esses temas críticos.

O programa será estruturado em quatro seminários on-line, realizados às 10h (horário do Brasil) e às 14h (horário do Reino Unido), em 18 de setembro, 16 de outubro, 6 de novembro e 4 de dezembro. As transmissões serão feitas em inglês.

Os seminários são abertos a estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e para toda a comunidade em âmbito internacional. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através de formulário.

Integração
A iniciativa consolida a cooperação acadêmica entre UFPel e UEA e busca fortalecer o diálogo entre disciplinas, culturas e hemisférios. Organizada pela Faculdade de Artes e Humanidades (Faculty of Arts & Humanities) da UEA e pelo Centro de Letras e Comunicação da UFPel, a série de seminários será coordenada conjuntamente pelo professor Eduardo Marks de Marques e pela professora associada Karina Aveyard, associate dean for Postgraduate Research (Arts & Humanities) da UEA.

Esta colaboração reflete o compromisso compartilhado em avançar parcerias internacionais de pesquisa e em fortalecer a formação de pós-graduandos na área de humanidades. Ao oferecer um espaço estruturado para o diálogo, a iniciativa busca desenvolver uma colaboração contínua entre as duas instituições, apoiando a circulação de ideias e reforçando a internacionalização da pesquisa de pós-graduação.

A série pretende consolidar áreas emergentes de investigação e proporcionar a estudantes de pós-graduação a oportunidade de participar de debates que são, ao mesmo tempo, globais em alcance e atentos a perspectivas locais e situadas.