Vice-reitora participa de reunião com novo ministro da Educação

mesa2A vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, participou no dia 19 de fevereiro da reunião mensal do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) com o ministro Henrique Paim. No primeiro encontro com o colegiado de reitores o novo titular da pasta confirmou parceria com a Andifes para trabalhar em projetos de interesse comum entre as Universidades Federais e o Ministério da Educação (MEC).

Acompanhado pelo secretário executivo do MEC, Luiz Claudio Costa e pelo secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Paulo Speller, o ministro falou sobre os projetos para educação e do apoio que será dado as Universidades Federais no decorrer de 2014. Henrique Paim destacou a importância destas instituições na formação de professores, dentro do pacto para melhoria da qualidade da educação básica, e realçou alguns pontos específicos do ensino superior público que terão especial atenção do Ministério.

Autonomia
De acordo com Henrique Paim o MEC está acompanhando o trabalho da Andifes na elaboração da Lei Orgânica das Universidades Federais e dará o apoio que for necessário para fazer avançar o marco legal, que tem como foco principal a autonomia universitária. Outro incentivo dado pelo ministro foi quanto ao processo de internacionalização. Segundo ele é necessário avançar neste plano como forma de colocar o país em patamares de competitividade mundial.

Outros temas colocados foram sobre a aproximação das universidades com a pesquisa aplicada, e a necessidade de ampliar a participação das instituições de ensino superior público no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) foi avaliada por Paim como um projeto já amadurecido e com avanços. “Agora o programa Mais Médicos, junto com a EBSERH, vão garantir a construção de hospitais universitários para cada universidade que ainda não possui”, disse Paim.

Presidenta
O ministro da educação falou sobre o orçamento das universidades, reconhecendo algumas dificuldades, e alertando que o ano de 2014 será de maior complexidade, mas garantindo o compromisso dos acordos firmados. Segundo ele é de interesse da presidenta Dilma Rouseff o avanço da educação no Brasil e que o Governo Federal se esforçará para manter os investimentos. Ainda sobre a presidenta, Henrique Paim falou para os reitores que ela pretende agendar uma reunião com os dirigentes no próximo mês março.

Para o presidente da Andifes, reitor Jesualdo Pereira, a participação do ministro na reunião do Conselho Pleno reforça a política de interlocução promovida pela Andifes. “Propusemos uma parceria e ela foi aceita pelo novo ministro e por sua equipe. A nossa proposta é de um compromisso de parte a parte, entre a Andifes e as Universidades Federais de um lado, e o MEC e o Governo de outro, e que diante de uma análise das necessidades e das possibilidades, o acordado seja plenamente cumprido”, disse o presidente da Andifes.

Com informações da Ascom Andifes.

Publicado em 27/02/2014, na categoria Notícias.