Doutorado em Epidemiologia sugere logo do SUS em órgãos de saúde

DSC01319Em proposição do curso de Doutorado em Epidemiologia do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel foi sugerida à Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores a obrigatoriedade da utilização do símbolo oficial do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estabelecimentos públicos de saúde do município.

Para formalizar a proposta, grupo de alunos e professores do Curso participou da reunião da Comissão, na manhã desta segunda-feira(2), no Plenarinho da Câmara de Vereadores. Prestigiaram a reunião a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Denise Gigante, e a chefe de Gabinete, Margarete Marques.

Presidida pelo vereador Marcus Cunha, a Comissão discutiu o tema entre seus membros, sendo sugerida a normatização de uma placa metálica que seria afixada por parafusos, para dificultar a sua retirada – risco admitido em caso da utilização de materiais mais vulneráveis. A preocupação é evidenciada no slogan “SUS. Conhece esta marca? O gestor esconde e público ignora símbolo criado em 1991”.

Na reunião, Cunha relatou emenda de sua autoria e apresentada pela Câmara e indexada ao Plano Plurianual do Município que prevê recursos de mais R$ 43,8 milhões para a saúde, a serem investidos nos próximos quatro anos. Mesmo admitindo que o montante corresponde a apenas um quarto do que seria necessário para esse período, Cunha disse que elevaria em muito os atuais investimentos municipais em saúde, que hoje não superam a R$ 117 per capita ao ano. O projeto será ainda submetido ao Executivo.

Publicado em 02/12/2013, na categoria Notícias.