Módulo Ideias e Pensamento debate Copa do Mundo: o poder e o futebol
“Copa do Mundo: o Poder e o Futebol” será o tema do Módulo Ideias e Pensamento, do projeto Quartas no Lyceu, na próxima quarta-feira(13), às 17h30min, que será debatido por dois grandes conhecedores desta realidade: Nando Gross e Luiz Carlos Rigo, sob mediação do professor Luiz Rubira.
Durante as mobilizações de junho, um dos temas recorrentes nos diversos protestos em todo país, foi o dos gastos excessivos com a Copa do Mundo de Futebol. Estádios sendo erguidos ou reformados com forte injeção de dinheiro público. As exigências da FIFA, o denominado Padrão FIFA, passaram a ser as exigências das ruas para o sistema de saúde e de educação, principalmente. A FIFA, as construtoras, as corporações financeiras e dos meios de comunicação, as grandes empresas multinacionais constituem um conjunto de forças que, em nome do futebol, ao fim e ao cabo, pode trazer dívidas impagáveis para um país subdesenvolvido como o Brasil, onde o Estado, submetido aos interesses econômicos e sem condições de desenhar outros rumos, poderá estar abrindo mão das ações essenciais para o desenvolvimento humano e do próprio país. Verdade ou/e mentira? Sim e/ou não? Vale a pena conferir a opinião dos convidados para esse debate.
Nando Gross
Formado em 1992 pela PUCRS, é apresentador e comentarista da Rádio Gaúcha e TV COM. Com passagens pelas Rádios Bandeirantes e Guaíba. Está no grupo RBS desde 2001. Criador e coordenador do curso Kick Off – Futebol e negócios – na Perestroika. No momento é aluno do MBA da ESPM em “Jornalismo, com ênfase em gestão e novas mídias” e coordenador e criador do curso Radiojornalismo Esportivo Multiplataforma Rádio Gaúcha/ESPM.
Luis Carlos Rigo
Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987); mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1993); doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001), com tese sobre as Memórias do Futebol no; pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona (2011 -2012), com estudo na área sócio histórica do Futebol Espanhol . Autor do livro: Memórias de um Futebol de Fronteira (Editora Universitária UFPel, 2004) e de vários artigos em diferentes períódicos que abordam temas do futebol relacionado as ciências humanas e sociais. Atualmente é professor na graduação e na Pós-graduação Escola Superior de Educação Física (Esef/UFPel). Possui interesse em temas como: Estudos Sociocultural do Futebol, Sociologia da Saúde, Epistemologia e Memórias das Práticas Esportivas.