UFPel sedia Encontro de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul
A Universidade Federal de Pelotas recebeu nesta segunda-feira(2) os pró-reitores de Graduação das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. Participaram do Encontro, além da UFPel, os pró-reitores de Graduação da UFSM, Furg e Unipampa.
Segundo a pró-reitora de Graduação da UFPel, professora Fabiane Tejada, o encontro realizado nos turnos da manhã e tarde, no auditório acadêmico do campus Porto, objetivou criar e aprimorar a interlocução permanente entre as Universidades do RS, visando a qualificação do trabalho destas pró-reitorias no que se refere a temas comuns como pedagogia universitária, mobilidades acadêmicas, processos seletivos, entre outros assuntos.
Ao abrir o evento, o reitor Mauro Del Pino destacou a importância do encontro, que dá início ao diálogo entre as IFEs do RS no sentido de avançar em temas relativos à formação continuada de professores do Ensino Superior. “É hora de estreitarmos relações e focarmos em experiências que possam estimular e promover a qualificação do Magistério Superior e do profissional professor de Ensino Superior“, justificou.
Segundo o reitor da UFPel, os recentes concursos públicos tem privilegiado o perfil científico e tecnológico dos candidatos, a maioria doutores, em detrimento de um enfoque mais pedagógico de sua formação. Daí a necessidade de se estabelecer uma sequência de encontros e ações articuladas visando a melhor preparação do professor universitário.
Del Pino antecipou que uma das ações propostas no encontro será a criação de um centro interinstitucional de formação continuada de professores universitários, “de cujos profissionais depende o sucesso das políticas de graduação e a melhoria dos nossos indicadores de eficiência”.
O vice-reitor Carlos Mauch lembrou que o encontro dá continuidade a uma agenda iniciada recentemente na Fronteira, que levará a uma discussão mais aprofundada visando à qualificação da Graduação.
Temáticas
As três temáticas sugeridas para o evento foram: O fazer pedagógico e a formação do professor de Ensino Superior, Mobilidades Acadêmicas e A evasão e a retenção no ensino superior.