Piratini poderá sediar polo da UAB

DSC_0129Em reunião agendada pelo vereador Lourenço Silva de Souza, uma comitiva de políticos e professores do município de Piratini visitou a Reitoria da UFPel nesta terça-feira(27). O grupo, formado pelo vice-prefeito, Vitor Ivan Rodrigues; pelo secretário de Habitação, Adilson de Oliveira; pelo assessor do vereador Lourenço, Rogério de Oliveira; e pelos professores Gabriel Nunes e Angélica Panatieri, foi recebido pelo reitor Mauro Del Pino e pelo coordenador de Relações Interinstitucionais Hemerson Pase.

No encontro, foram expostas as dificuldades enfrentadas pelos estudantes de Piratini, que, para cursar uma Faculdade, precisam se deslocar diariamente a Pelotas, num percurso que toma cerca de cinco horas de seu tempo. Ao pleitear a instalação de cursos de graduação, a comitiva ouviu do reitor da UFPel que a instituição estudará a implantação um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que, entre outros cursos, poderá oferecer o curso de Educação do Campo – área que se identifica com as características econômicas do município.

Mauro Del Pino justificou que a instalação de um polo de educação a distância é feita em parceria com as prefeituras e que a existência em Piratini da infraestrutura física necessária é um elemento facilitador. Isso diante da estrutura oferecida pela Escola Agropecuária Alaor Tarouco, que já possui quatro cursos da Rede E-Tec, dispondo de laboratório com 60 computadores e ligação à Internet. A UFPel possui mais de 40 polos, não apenas em cidades da Zona Sul, mas também de outros estados.

Outra necessidade demandada foi o apoio da Universidade em projeto de extensão na área de agrimensura, objetivando facilitar a posse do título de propriedade a famílias de baixa renda na área rural, que, pela falta do documento se veem privadas do acesso a programas governamentais.

Na oportunidade, o coordenador de Relações Interinstitucionais da UFPel anunciou aos visitantes que a UFPel está constituindo um grupo técnico para atuar na etapa de levantamento do patrimônio histórico de Piratini. O trabalho, que atende a um pleito anterior do município, servirá como um laboratório para os estudantes das áreas envolvidas e servirá de suporte ao município para a busca de recursos para a preservação de seu acervo arquitetônico.

Publicado em 27/08/2013, na categoria Notícias.