Programa Antártico Brasileiro é tema de palestra, nesta quinta (7), na Veterinária

Acontecerá nesta quinta-feira, dia 7 de março, às 12h, no auditório da Faculdade de Veterinária, com entrada franca, a palestra do Prof. Titular da FURG, Dr. Adalto Bianchini, pesquisador sobre fauna aquática como indicadora de contaminação ambiental. O Professor falará da sua visão e experiências como ex-Coordenador do Projeto Antártico Brasileiro (PROANTAR) e Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Toxicologia Aquática (INCT-TA).

O Instituto atua basicamente com quatro missões que são: Pesquisa, treinamento, transferência de conhecimento para a sociedade e transferência de conhecimento para o governo e agências de proteção ambiental. Com base nos estudos realizados de interesse internacional, o professor demonstrará exemplos incríveis de seus estudos sobre o “Pêndulo Ecotoxicológico”, retratando importantes interações sobre a biota, o ambiente e os contaminantes, com grande diversidade de efeitos nocivos como ferramentas para avaliação da saúde dos recursos hídricos por químicos oriundos da atividade humana.

O INCT-TA tem trabalhado fortemente no conhecimento do estado de saúde da vida aquática, por mensurações químicas, biomarcadores e modelagem ecotoxicológica, visando o estabelecimento de novas políticas públicas de conservação de recursos hídricos brasileiros.
A participação do Dr. Adalto na palestra na Faculdade de Veterinária terá objetivo de promover interdisciplinaridade de conteúdos relacionados com a cidadania universitária para a preservação sustentável e responsável de recursos ambientais, usando recursos ditáticos de um cientista de referência nacional e internacional.

A iniciativa é do LADOPAR (Laboratório de Doenças Parasitárias) da Faculdade de Veterinária como mais uma Rodada de Difusão do Ensino e Conhecimento em Agronegócios, visando urbanização de atividades no Campus Capão do Leão, restando cerca de 25% das 150 vagas com direito a certificados de participação.

Publicado em 06/03/2013, na categoria Notícias.