Início do conteúdo

Hospital Escola promove vacinação contra Influenza para proteger trabalhadores da saúde

A Gerência Administrativa (GAD) e a Gerência de Atenção à Saúde (GAS) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estão promovendo uma importante ação de cuidado com a saúde de seus trabalhadores: a campanha de vacinação contra a Influenza. A campanha, liderada pela Unidade de Saúde e Segurança do Trabalhador (USOST), iniciou no dia 6 de maio. Na semana passada a equipe deu início à vacinação de forma itinerante, indo diretamente até os postos de trabalho, com o objetivo de garantir ampla cobertura vacinal entre trabalhadores assistenciais, administrativos, terceirizados, docentes e acadêmicos da instituição.

A campanha está sendo conduzida pela equipe da Unidade de Saúde e Segurança do Trabalhador (USOST), ligada a GAD, com suporte da equipe assistencial e acompanhamento das chefias. A vacinação está sendo realizada em todos os turnos — manhã, tarde e noite — para contemplar o maior número possível de profissionais. “Essa ação de vacinação itinerante tem sido um exemplo de integração entre as áreas administrativa e assistencial. A logística pensada para alcançar todos os turnos, somada ao apoio das chefias e ao envolvimento direto da equipe da USOST, mostra o compromisso do Hospital com a proteção de quem cuida”, reforça o gerente administrativo, Ricardo Peter.

Um momento especial da campanha foi a visita do personagem Zé Gotinha, símbolo nacional da imunização, que percorreu os corredores do Hospital incentivando a vacinação e reforçando a importância da prevenção. A ação busca alertar os trabalhadores sobre os riscos da Influenza, especialmente em um ambiente hospitalar, onde circulam diferentes tipos de vírus e há maior vulnerabilidade à disseminação de doenças respiratórias.

O Rio Grande do Sul se encontra atualmente em estado de alerta para a Influenza, com aumento expressivo dos casos de síndrome gripal devido à chegada das temperaturas mais baixas. Nesse cenário, a vacina contra a gripe é uma ferramenta fundamental para proteger a saúde dos profissionais que atuam na linha de frente do cuidado.

“A imunização é uma das medidas mais eficazes para prevenir a disseminação de doenças infecciosas. Nosso objetivo é garantir a segurança dos trabalhadores e, consequentemente, dos pacientes atendidos no Hospital Escola”, destaca a gerente de Atenção à Saúde, Gabriela Klein Couto.

A vacinação in loco vai até esta quarta-feira, dia 4 de junho, e todos os trabalhadores ainda não foram vacinados podem procurar a equipe de vacinação nos horários disponíveis.

A vacina da gripe oferece proteção contra as cepas mais recentes do vírus (dos tipos A-H1N1 e A-H3N2 e B) e é capaz de reduzir o risco de casos graves, hospitalizações e mortes.

Uso de Máscara
O HE também está adotando o uso de máscara obrigatório para pacientes com sintomas gripais e imunossuprimidos, para visitantes ou acompanhantes de pacientes internados, independente da presença de sintomas respiratórios, e para profissionais na assistência a pacientes com sintomas gripais, além de recomendar fortemente o uso de máscaras durante as atividades assistenciais de maneira geral.

Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

Publicado em 04/06/2025, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags HE, Hospital Escola, Vacinação.