Novos veículos qualificam atendimento de cursos a distância
O atendimento aos cursos a distância da UFPel, oferecidos pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), ganharam reforço nesta quarta-feira (6): dois novos automóveis permitirão o deslocamento da equipe entre os polos para o desenvolvimento das atividades presenciais.
Os veículos, do modelo Renault Duster, foram adquiridos a partir de acordo entre a Universidade Federal de Pelotas e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). A aquisição dos carros encerra tal processo de prestação de contas, que envolve recursos encaminhados para a UFPel nos dez primeiros anos de UAB, ou seja, de 2008 a 2017, e que ainda não haviam sido comprovados. “Cumpre-se esse ciclo”, comenta o chefe do Núcleo de Políticas de Educação a Distância, Christiano Ávila.
“Esses carros materializam o acordo”, afirma a reitora da UFPel, Isabela Andrade, ao comentar que se finaliza essa dívida histórica que a Universidade tinha com a CAPES, que, de certa forma, dificultava o desenvolvimento dos cursos a distância no contexto da instituição. Esse ponto é comemorado pela pró-reitora de Ensino, Fátima Cóssio: “Os novos repasses à UAB deram um fôlego para os nossos cursos [EAD]”.
Qualificando o atendimento
A Universidade Federal de Pelotas oferece, atualmente, oito cursos de graduação em modalidade a distância, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). São 35 municípios gaúchos que possuem polos UAB por meio da UFPel, nos quais estão matriculados cerca de três mil estudantes.
Apesar de serem ofertados em formato EAD, esses cursos possuem atividades presenciais em sua matriz curricular, como aulas e as próprias avaliações, conforme explica a coordenadora da UAB na UFPel, professora Rosaura Silva. Além disso, é da natureza do relacionamento dos polos com os municípios que os abrigam a participação em eventos locais. Tudo isso, segundo Rosaura, exige o deslocamento de servidores. “Toda semana há algum tipo de deslocamento”, diz, ao comentar que, devido ao intenso uso, a frota acaba ficando sucateada.
“Esses novos carros vão levar a nossa Universidade a esses lugares”, pontua a coordenadora. Para Rosaura, os automóveis trarão a segurança e o conforto para que os servidores da UFPel envolvidos nas atividades dos cursos a distância possam estar nesses polos. “Vai servir à comunidade toda”, comemora.