Projeto da UFPel busca combater e prevenir crimes cibernéticos

O contexto de transformação digital na educação e no mundo do trabalho motivou a criação de projeto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) centrado na cibersegurança. O Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Segurança Cibernética (Gepesc) tem como principal objetivo segurança digital da comunidade acadêmica e o desenvolvimento de soluções e estratégias para a proteção contra crimes cibernéticos.

O grupo atuará na proteção de dados, análise de incidentes cibernéticos e campanhas educativas, consultoria, entre outras frentes de trabalho. A equipe, formada por docentes e estudantes dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação, Direito, Jornalismo, Design Gráfico e Cinema, pretende também contribuir para a cultura da segurança digital para além dos espaços universitários.

Para isso, a partir do semestre letivo de 2024, o Gepesc propõe a produção de material educativo e oficinas para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. A proposta do projeto também consiste em em investigar crimes virtuais, monitorar incidentes, analisar comportamentos de risco na Internet e promover campanhas de conscientização sobre práticas seguras no ambiente digital, como a importância de senhas fortes e a utilização de autenticação de dois fatores.

O Gepesc realiza as suas atividades no câmpus Anglo (rua Gomes Carneiro, 1), sala 329-B. Mais informações e os materiais produzidos podem ser acessados na página do Grupo, no canal no Youtube e no perfil do Instagram (@gepescufpel).