Conferência Internacional “Graphica” promove palestras on-line pré-evento

De 27 a 30 de maio de 2025, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) sediarão a 15ª Conferência internacional de Engenharia Gráfica para Artes e Design (“Graphica”), promovida pela Associação Brasileira de Expressão Gráfica (ABEG). Para marcar a data de lançamento dos anais, serão realizadas atividades on-line pré-evento. Duas palestras abordarão, respectivamente, a “Inteligência artificial generativa na educação do design“, em 6 de novembro, às 19h, e “Desafios pendentes para os sistemas inteligentes“, em 7 de novembro, às 14h.

A palestra sobre inteligência artificial generativa será de responsabilidade do pesquisador do Instituto de Tecnologia de Nova Jérsei (Estados Unidos) Branco Kolarevic.  Já a discussão sobre sistemas inteligentes ficará por conta do pesquisador da Universidade de Zaragoza (Espanha) Francisco Arbeloa.  Ambas transmissões serão realizadas pelo Youtube, no canal do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Prograu) da UFPel.

A 15ª edição do evento, transferida para maio de 2025 em razão dos eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, retoma, depois de cinco anos, os encontros presenciais, com o objetivo de reunir a comunidade científica e profissionais com interesse em discutir e refletir sobre a área de expressão gráfica e digital. Os temas a serem debatidos, eixos de ação e demais informações podem ser acessados na página da Conferência.