Enade 2024 abre inscrições para “Avaliação da Prática” dos cursos de Licenciatura

O primeiro período de inscrições para Avaliação da Prática do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) estará aberto até 15 de novembro. Essa etapa é destinada a quem, no âmbito do estágio supervisionado obrigatório dos cursos de Licenciatura, efetue ou inicie a regência de classe na Educação Básica durante o período de inscrições (ou seja, de 23 de setembro a 15 de novembro de 2024), com conclusão até o final de julho de 2025. O processo é realizado pelo Sistema Enade.

O segundo período de inscrições, referente aos estágios realizados no primeiro semestre de 2025, será aberto de 3 de fevereiro a 4 de abril, com calendário diverso. A edição 2024 do Enade compreende dois processos: Avaliação Teórica (AT) e Avaliação Prática (AP).

A Avaliação Prática, específica dos cursos de Licenciatura, consiste em quatro etapas obrigatórias, independentemente da Avaliação Teórica. Envolve o preenchimento no Sistema Enade do (1) “Questionário do estudante”, até 23 de novembro de 2024, e do (2) “Questionário de Avaliação da Prática pelo estudante”, até de 3 de dezembro de 2024, a (3) inserção, até 3 de novembro de 2024, do plano da aula a ser ministrada e (4) a aula ministrada para avaliação da ou do supervisor de estágio.

Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), participam do Enade 2024 estudantes dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia (presencial e a distância), Física, Geografia, História (presencial e a distância), Letras (Português, Português e Espanhol e Português e Inglês), Matemática (Capão do Leão, Pelotas e a distância), Música, Pedagogia (vespertino e noturno) e Química. Estudante concluinte habilitada ou habilitado à participação na Avaliação Prática também deverá participar da prova teórica, a ser aplicada em 24 de novembro de 2024.

O Núcleo de Regulação de Cursos da UFPel recomenda o contato da ou do estudante com o colegiado de seu curso para identificar a sua habilitação para as avaliações teórica e prática. As informações sobre o Exame estão disponíveis no Edital do Enade 2024.

O Exame

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Consiste em provas, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), aplicadas a cada três anos para avaliar o desempenho dos estudantes de graduação com relação aos conteúdos específicos do seu curso e a temas de conhecimentos gerais. A partir do Enade de 2024, os cursos de Licenciatura serão avaliados todos os anos, juntamente com os cursos de cada ciclo avaliativo.

O Enade é obrigatório nos cursos de graduação e condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma das e dos alunos habilitados, nos termos do Edital anual. Todas e todos estudantes ingressantes e concluintes habilitadas ou habilitados das áreas e cursos a serem avaliados devem ser inscritas ou inscritos no Exame.

Divulgação Enade 2024

Publicado em 30/09/2024, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags Estudantes.