Mostra de Cursos fortalece laços com a comunidade

Na tarde da última quarta-feira (18), estudantes do Ensino Médio da Região Sul visitaram a Escola de Educação Física e Fisioterapia (Esef) com o objetivo de conhecer mais sobre a Mostra de Cursos da UFPel. Mais de cem cursos ofertados pela instituição estiveram presentes no evento, iniciado na manhã de quarta-feira.

Este ano, além dos tradicionais estandes de cada curso, a Mostra contou com uma programação cultural com foco nos estudantes. Durante a manhã, ocorreu a apresentação do projeto “Carinho”, que atua junto a pessoas com deficiência com a promoção de atividades motoras e culturais. À tarde, o projeto de extensão “Dançar A2″, do curso de licenciatura em Dança da Universidade, apresentou danças com diferentes estilos musicais brasileiros. Em seguida, o Núcleo de Teatro da UFPel apresentou uma peça na qual seus integrantes estavam perdidos sem saber onde ir ao se depararem com tantos caminhos a seguir. A peça fazia alusão às várias oportunidades de curso oferecidas pela Universidade.

No decorrer da Mostra, estudantes de diversas escolas puderam conhecer os cursos, além de obter informações como formas de ingresso na Universidade, direito a cotas e benefícios de assistência estudantil. Para o professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPel, Ricardo Ayres, a Mostra de Cursos é o momento de dar visibilidade para a UFPel. Ricardo também destacou a importância da Mostra, que traz um contato humano com o estudante. “A gente consegue uma interação cara a cara, algo que às vezes é uma informação que está disponível em um site, em uma postagem de rede social, mas ao vivo a gente consegue passar uma mensagem e acho que a gente consegue, tantos professores quanto alunos, mostrar o nosso amor pelo curso”, comentou o professor.

Com o objetivo de chamar a atenção do estudante, diversos cursos organizaram dinâmicas e interações de acordo com as disciplinas e conhecimento de cada graduação. Uma dinâmica de bastante sucesso foi a do curso de Artes Visuais da UFPel, que consistiu em o professor (a) do curso desenhar o rosto do estudante e vice-versa em apenas um minuto. Entre os presentes na Mostra estavam José Ruas, de 18 anos, e Nícolas Leitzke, de 17 anos, ambos alunos do terceiro ano do ensino médio do colégio militar Tiradentes. Perto de se formarem no ensino médio, tanto José quanto Nícolas foram para a Mostra com os cursos já definidos, Medicina e Ciência da Computação. Apesar de já ter escolhido seu curso, José destacou a eficiência da Mostra em oportunizar aos alunos um maior conhecimento sobre os cursos. “Acho que bastante gente que está em dúvida consegue tirar algo daqui, consegue aproveitar”, afirmou. Além das mostras e dos serviços aos estudantes, os participantes assistiram apresentações sobre ensino, pesquisa e inovação da Universidade.

Publicado em 24/09/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Mostra de Cursos.