Projeto da UFPel capacita estudantes com foco no desenvolvimento do ensino de Libras

Aprendizagem para o Ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) é tema de projeto de pesquisa

Para promover a inclusão de pessoas surdas na educação e no ambiente digital, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) conta desde 2020 com o projeto “Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Libras” (Obalibras), que capacita estudantes para o ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e oferece conteúdos educativos em vídeo para a comunidade surda. A iniciativa utiliza a plataforma YouTube para tornar o aprendizado acessível e interativo.

De acordo com a coordenadora, Tatiana Lebedeff, o projeto foi oficializado devido a uma demanda das disciplinas do curso de Licenciatura em Letras – Libras e Literatura Surda. O Obalibras começou com o objetivo de estudar e analisar a produção e os efeitos dos vídeos em Libras. A partir de então, a equipe do projeto passou a produzir vídeos com a variedade linguística regional, sem legendas, o que “pedagogicamente nem sempre é útil”, explicou.

Por se tratar de um projeto que envolve pessoas com deficiência auditiva, o Obalibras possibilita o desenvolvimento de habilidades comunicativas para que a comunidade acadêmica conheça a realidade das e dos estudantes surdos e a sua cultura. Essas competências, por sua vez, são focadas no ambiente universitário e escolar, tendo em vista o desenvolvimento da pessoa usuária de Libras.

Atualmente, o projeto conta com a participação de servidoras e servidores dos quadros docente e técnico-administrativo em Educação e estudantes de diferentes cursos da UFPel. Outro destaque do projeto é o seu acolhimento por outras instituições. Atualmente, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) utiliza os vídeos da Obralibras no curso de Letras – Libras, nos Estágios Curriculares de Libras como L2 (referência à segunda língua). Além disso, um vídeo do projeto sobre a vacina para a Covid-19 integra o Repositório “HUET”, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Reconhecimento

Com o desenvolvimento do projeto, o Obalibras foi selecionado em agosto de 2024 para participar do 28° Concurso Inovação no Setor Público, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na categoria sobre Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal. Em consequência dos recentes desenvolvimentos e da criação do curso de Letras Libras – Literatura Surda da UFPel, a expectativa, segundo a coordenadora, é ampliar o capital humano do projeto, que já visualiza levar os vídeos para as escolas e classes bilíngues de pessoas surdas.

Por Gabriel Medeiros.
Estudante de Jornalismo da UFPel. Estagiário da Coordenação de Comunicação Social (CCS).